DIRETRIZES DE PROJETO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS PARA MITIGAR CONFLITOS NA GESTÃO DO TEMPO NA PATERNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i2.1554

Resumo

Artefatos tecnológicos têm sido utilizados por muitos membros das famílias contemporâneas. Eles são conhecidos por seu potencial para promover a comunicação, reduzindo a distância percebida entre as pessoas. Nesse cenário, o tempo tem sido um problema para muitas famílias, o que inclui as figuras paternas. Os pais têm encontrado dificuldades para preencher seus papéis no desenvolvimento emocional das crianças. Esta pesquisa teve como objetivo gerar diretrizes para o design de artefatos tecnológicos para auxiliar na gestão de conflitos no tempo despendido pelo pai com seus filhos. O estudo adotou o conceito de concerns conflitantes (objetivos, atitudes e padrões aprendidos pelos pais no que se refere a suas relações com os filhos) para avaliar de que forma o design pode oferecer suporte a tais relações. Foram realizadas entrevistas com pais após um período de sensibilização. Elas foram analisadas por meio de Análise de Conteúdo. Com o suporte de um grupo composto por seis designers foram elaboradas 20 diretrizes de projeto com foco no pai, na relação tempo-espaço, nas relações sociais e afetivas, e nas atividades desenvolvidas pelos pais com seus filhos.

Biografia do Autor

Daniel Mello Vidaletti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, Brasil

Daniel Mello Vidaletti é graduado em Análise de Sistemas (PUCRS), possui Certificação em Scrum Product Owner (CSPO, Scrum Alliance), especialização em Gestão Estratégica de TI (PUCRS) e Mestrado em Design Estratégico (Unisinos). Profissional com mais de 15 anos de
experiência em Tecnologia da Informação, trabalhando como Product Manager, Product Owner, Analista de Negócios e Líder de Projetos. Atuou na área de TI em empresas de grande porte como: Dell, Instituto de Pesquisas Eldorado, Banco DLL, AGCO do Brasil, Grupo RBS, ThoughtWorks, Lojas Renner, Terra Networks, DBServer e Kinghost.

Leandro Miletto Tonetto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, Brasil

Leandro Miletto Tonetto tem 18 anos de experiência em pesquisa, ensino e orientação de graduação e pós-graduação. Seus estudos são focados em em saúde e desenvolvimento infantil. É doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com período Sanduíche na University of Leeds (Inglaterra). Realizou pós-doutorado com foco em design na saúde no Georgia Institute of Technology (Estados Unidos). Cursou pós-graduação em Pediatrics Leadership na Harvard Medical School (Estados Unidos). Atua como docente dos Programas de Pós-graduação em Design e Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

Roberta Rech Mandelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, Brasil

Roberta Rech Mandelli é uma designer que estuda processos transdisciplinares pela teoria da Complexidade, visando a promoção de saúde, criatividade e autonomia. É Doutoranda em Design pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e possui Mestrado em Design pela mesma instituição. É integrante do Grupo de Pesquisa Design Estratégico: Inovação Cultural e Social (GPDEICS) da UNISINOS e do Laboratório de Design Estratégico Seeding Lab. Atualmente trabalha com Design Estratégico na Zooma Inc., empresa focada em pesquisa, experiência e inovação.

Bruno Augusto Lorenz, odd.studio, Porto Alegre, Brasil

Mestre em Design Estratégico pela UNISINOS (2018). Designer e cofundador da Odd.Studio e da effêmera, laboratório voltado às práticas no design crítico e especulativo.

Downloads

Publicado

2021-12-31