ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO TRABALHO REMOTO EM HOME OFFICE DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i2.1612

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender a experiência do trabalho remoto em home office de professores do ensino superior de instituições públicas durante a pandemia do coronavírus. Dessa forma, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema e pesquisa de inquirição por meio de um questionário eletrônico. O questionário obteve 84 respostas de professores do ensino superior que passaram a trabalhar em casa durante a pandemia. Os profissionais compartilharam a experiência no trabalho em home office, relatando os desconfortos, vantagens, desvantagens, problemas na estação de trabalho, produtividade, aspectos emocionais e o grau de satisfação com o ambiente.

Biografia do Autor

Giovana Mara Zugliani Bortolan, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Doutoranda em Design no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de concentração em Métodos para Fatores Humanos - linha de pesquisa interfaces e interações físicas. Mestra em Design (2018) pela mesma instituição. Possui técnico de nível médio em Design de Interiores (2013), pela instituição de ensino Senac. Graduada em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Realizou iniciação científica com bolsa PIBIC/Unesp relacionada a arte e a joalheria contemporânea brasileira.

Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Possui graduação em Desenho Industrial - Design do Produto e Design Gráfico pela ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Hall Ceart (UDESC) e da Revista Human Factors in Design (PPGDESIGN/UDESC), docente e pesquisador na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina e na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, além de avaliador ad hoc do INEP/BASis e do Conselho Estadual de Educação CEE/SC e consultor ad hoc do CNPq. Tem experiência na área de Desenho Industrial: ensino e pesquisa em design, gestão do design, metodologia de projeto e fatores humanos.

Susana Cristina Domenech, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química e em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) - Doutorado sanduíche (CNPq) pela Martin-Luther Universität Halle-Wittenberg (Alemanha) e Albert-Ludwigs Universität Freiburg (Alemanha). Atualmente é Professor Associado VI da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), onde coordena o Laboratório de Instrumentação (LABIN) Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) desde 2004 e no Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDESIGN) desde 2011 e participa da Rede de Pesquisa e Desenvovimento em Tecnologias Assistivas - RPDTA (CNPq). Tem experiência em Ciência e Engenharia de Materiais, Ciências do Movimento Humano, Ergonomia, e Estatística atuando nas seguintes linhas de pesquisa: comportamento motor, atividade física e saúde, ergonomia, tecnologias assistivas. Bolsista PQ - 2 do CNPq desde 2020.

Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Professor Titular do Departamento de Design da UDESC, atuando na graduação do curso de Design, nas pós-graduações em Design e em Administração daquela universidade. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia e usabilidade, desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e metodologia de projeto e desenvolvimento colaborativo de produtos. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFPE (1992). Realizou mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica na UFSC (1997 e 2006), na área de Projeto de Sistemas Mecânicos. Fez estágio de pós-doutorado em Design Cerâmico na A2D (Agência para o Design Cerâmico) da UFSC em 2008. Trabalhou como engenheiro de projeto mecânico na Rhodia Nordeste (1992 a 1994) e como engenheiro de produto da Volkswagen-Audi em Curitiba (1998 a 2002). Foi engenheiro residente na sede da Volkswagen, em Wolfsburg na Alemanha (1999 a 2000).

Downloads

Publicado

2021-12-31