Desafios psicossociais enfrentados por docentes durante o home office na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v11i1.2007

Resumo

A pandemia do COVID-19 levou muitos profissionais a adotar o trabalho remoto, o que gerou mudanças significativas em suas vidas sociais e afetou sua saúde física e mental. No âmbito acadêmico, os profissionais também enfrentaram desafios ao se adaptarem ao trabalho remoto. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos do trabalho remoto na saúde e bem-estar dos profissionais de uma instituição de ensino superior. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, aplicou-se um formulário virtual e analisaram-se os dados obtidos. Cerca de 52% dos participantes relataram dificuldades com o isolamento social, enquanto 50% tiveram dificuldades em equilibrar a vida pessoal e profissional. Essas demandas resultaram em fadiga e tensão mental, principalmente causadas pela ansiedade e estresse, prejudicando a saúde dos trabalhadores remotos. O trabalho remoto mostrou-se altamente desafiador, especialmente quando implementado abruptamente, sem experiência ou treinamento prévio. Compreender o impacto da pandemia no futuro do trabalho pode guiar o desenvolvimento de modelos sustentáveis e eficazes pós-pandemia. Medidas como apoio psicológico, comunicação clara, horários flexíveis e infraestrutura aprimorada podem contribuir para um ambiente de trabalho remoto mais saudável e produtivo.

Biografia do Autor

Davi Augusto Domingos de Carvalho, Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil

Engenheiro Civil pela Universidade Católica de Pernambuco.

Vinícius Francis Braga de Azevedo, Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil

Engenheiro Civil pela Universidade de Pernambuco. Mestrado em andamento em Engenharia Civil na Universidade de Pernambuco.

Bianca M. Vasconcelos, Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil

Arquiteta Urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Engenharia Civil pela Universidade do Porto/Portugal.

Downloads

Publicado

2023-06-30