INTERFACES CONVERSACIONAIS: ANÁLISE DE TAREFAS PARA SIRI E GOOGLE NOW
DOI:
https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v4i2.292Resumo
Interfaces conversacionais são interfaces em que a interação entre pessoas e computadores ocorrem por meio da linguagem natural. Essas interfaces já existem há algum tempo, mas somente nos últimos anos os avanços da tecnologia tornaram esse modelo algo prático. Nesse contexto, em que conversa é a interface, o desafio do design está relacionado a escolher as palavras certas. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa qualitativa, conduzida através da realização de análise de tarefas e uma breve pesquisa bibliográfica sobre o tema. O objetivo deste artigo é analisar a performance dos assistentes na realização de tarefas simples e complexas. Resultados mostram que é possível a realização de tarefas simples somente por comando de voz, porém avanços na tecnologia dos assistentes de voz e integrações com outros serviços são necessários para que tarefas mais complexas em língua portuguesa possam ser realizadas por meio dessa interface.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Ergodesign & HCI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.