APLICABILIDADE DE MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO DE RISCO PARA ENTENDER O COMPORTAMENTO DE MOTRISTAS DURANTE RETOMADAS DE CONTROLE EM AUTOMAÇÃO VEICULAR

Authors

  • Rafael Cirino Gonçalves University of Leeds | Institute for Transport Studies (ITS), Leeds, United Kingdom
  • Tyron L. Louw University of Leeds | Institute for Transport Studies (ITS), Leeds, United Kingdom
  • Gustav Markkula University of Leeds | Institute for Transport Studies (ITS), Leeds, United Kingdom
  • Natasha Merat University of Leeds | Institute for Transport Studies (ITS), Leeds, United Kingdom

DOI:

https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v7iEspecial.1304

Abstract

Este trabalho apresenta uma apreciação teórica da aplicabilidade de modelos de tomada de decisão de risco como uma ferramenta para entender o comportamento de motoristas durante retomadas de controle de um veículo automatizado. O artigo se foca na relação entre o conceito de “Out of the Loop” e consciência da situação. Uma discussão metodológica é feita, e suas implicaçóes para o design de produtos é apresentada. Ao fim da discussão, este artigo conclui que o processo de acumulação de evidência em modelos de tomada de decisão possui paralelos fortes com o conceito de retomada de consciência da situação. Dito isto, modelos de acumulação de evidência podem ser tuilizados como ferramentas para entender como motoristas usam a informação para tomar decisões seguras, e esta informação pode ser reforçada no design de interfaces embarcadas. Ao fim do artigo, um modelo conceitual é apresentado como sugestão para aplicação prática da teoria proposta em dados experimentais.

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Published

2019-12-31