WE NEED A CUMULATIVE AND SYSTEMIC APPROACH TO HANDLE AUTONOMOUS INTELLIGENT EDUCATIONAL SYSTEMS
DOI:
https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v10i2.1757Abstract
Nosso cotidiano é cada vez mais permeado por soluções autônomas e inteligentes baseadas em coleta de dados e Inteligência Artificial. E já se observa seus benefícios de tempo, custo e escala. Mas quais suas possíveis implicações num campo complexo como a Educação? A chamada Edtech, através de tecnologias como os Sistemas de Tutoria Inteligente a Plataformas Adaptativas, evolui para se tornar capaz de registrar, avaliar e prever o comportamento cognitivo e emocional dos alunos e, com isso, fornecer respostas e trilhas de aprendizagem personalizadas com pouca ou nenhuma participação humana. Muitos autores problematizam esse cenário, apontando dúvidas e incongruências em, por exemplo, se tratar o processo subjetivo de formação do ser humano de uma forma essencialmente matemática, objetiva. Levando em conta a importância fundamental da Educação para a sociedade, este artigo propõe uma discussão (auto) crítica e duas perguntas: numa visão centrada no ser humano, quais as implicações para profissionais de UX, Ergonomia e Design ao projetar e avaliar esses sistemas e soluções? E sendo a Educação autônoma e preditiva tão complexa e delicada, essas pessoas não deveriam lidar com ela através de abordagens mais sistêmicas e contínuas?
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Copyright (c) 2022 Cid Boechat, Manuela Quaresma, Claudia Mont'Alvão

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