Novas tecnologias no ensino de ergonomia
DOI:
https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v11i2.2017Resumo
Na educação superior, as disciplinas estão cada vez mais utilizando ferramentas tecnológicas para otimizar atividades que antes eram feitas manualmente. No ensino de ergonomia, atividades relacionadas à coleta de dados, antropometria, análise ergonômica e projetos ergonômicos, também podem se beneficiar da evolução tecnológica. Nesse contexto, este artigo procura avaliar os recursos tecnológicos disponíveis e testar a aplicação mais viável no ensino de ergonomia em um curso multidisciplinar relacionado a projetos, especificamente no de Expressão Gráfica da Universidade Federal do Paraná. Para atingir este objetivo foi utilizado o método da Intervenção Pedagógica, que investiga mudanças ou inovações no planejamento e implementação do ensino, precedida de uma revisão bibliográfica. As tecnologias identificadas na literatura foram avaliadas e o escaneamento 3D se mostrou a tecnologia mais viável para aplicação. A intervenção proposta mostrou que os estudantes ficaram interessados e satisfeitos com a atividade realizada utilizando recursos tecnológicos, além de este proporcionar maior controle e precisão nas medições.
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Copyright (c) 2023 Arabella Natal Galvão da Silva, Isabella de Souza Sierra

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