A perspectiva linear e o espírito ocidental:

a objetivação do subjetivo

Autores

  • Samuel Y. Edgerton, Jr. Department of Art, Williams College
  • Silvio Dias Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, DAU | PUC-Rio
  • Antonio Sena Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio - DAU | PUC-Rio
  • Maira Machado Martins Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio - DAU | PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.24168/revistaprumo.v3i5.855

Resumo

Tradução do artigo do Professor P.H.D. Samuel Y. Edgerton, Jr para a publicação Cultures, no 3, Vol III, de 1976. Edgerton escreveu uma série de ensaios que tratam das conexões entre arte e ciência durante o final da Idade Média e o Renascimento. Neste artigo, ele discute, ainda que, numa visão ocidental, as transformações na Arte no fim da Idade Média na Europa, com o surgimento de métodos científicos de traçado da perspectiva linear, que teriam imenso impacto em quase todas as áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Samuel Y. Edgerton, Jr., Department of Art, Williams College

Professor de História da Arte -Universidade da Pensilvânia , AB, 1950, MFA, 1956, MA, 1960, Ph.D., 1965.
Boston University, Boston, MA, professor de história da arte e presidente do departamento, 1964-80; 
Williams College, Williamstown, MA, Amos Lawrence, professor de história da arte e diretor do programa de pós-graduação, 1980-93. 
Professor de intercâmbio da Fulbright para a Alemanha, 1957-58; membro do Instituto de Estudos Avançados , Princeton, NJ, 1967-68 e 1987.

Publicado

2018-12-23