A perspectiva linear e o espírito ocidental:

a objetivação do subjetivo

Autores/as

  • Samuel Y. Edgerton, Jr. Department of Art, Williams College
  • Silvio Dias Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, DAU | PUC-Rio
  • Antonio Sena Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio - DAU | PUC-Rio
  • Maira Machado Martins Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio - DAU | PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.24168/revistaprumo.v3i5.855

Resumen

Tradução do artigo do Professor P.H.D. Samuel Y. Edgerton, Jr para a publicação Cultures, no 3, Vol III, de 1976. Edgerton escreveu uma série de ensaios que tratam das conexões entre arte e ciência durante o final da Idade Média e o Renascimento. Neste artigo, ele discute, ainda que, numa visão ocidental, as transformações na Arte no fim da Idade Média na Europa, com o surgimento de métodos científicos de traçado da perspectiva linear, que teriam imenso impacto em quase todas as áreas do conhecimento.

Biografía del autor/a

Samuel Y. Edgerton, Jr., Department of Art, Williams College

Professor de História da Arte -Universidade da Pensilvânia , AB, 1950, MFA, 1956, MA, 1960, Ph.D., 1965.
Boston University, Boston, MA, professor de história da arte e presidente do departamento, 1964-80; 
Williams College, Williamstown, MA, Amos Lawrence, professor de história da arte e diretor do programa de pós-graduação, 1980-93. 
Professor de intercâmbio da Fulbright para a Alemanha, 1957-58; membro do Instituto de Estudos Avançados , Princeton, NJ, 1967-68 e 1987.

Publicado

2018-12-23