Texto e contexto

Cesare Brandi e as preexistências urbanas

Auteurs

  • Manoela Rossinetti Rufinoni Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

DOI :

https://doi.org/10.24168/revistaprumo.v3i4.773

Résumé

O artigo lança luzes sobre o tratamento reservado às preexistências urbanas no pensamento de Cesare Brandi, historiador da arte e autor da obra Teoria da Restauração, publicada em 1963, na Itália. A partir do estudo da Teoria em correlação com outros textos do autor, ainda pouco difundidos no Brasil, intentamos evidenciar que suas reflexões acerca da restauração de bens patrimoniais não se limitam às obras de arte canônicas, às pinturas e esculturas. As análises de Brandi expandem o universo de estudo da História da Arte, abarcando a Arquitetura e a Cidade, elas próprias, como objetos artísticos.
Palavras-chave: Cesare Brandi, Teoria da Restauração, Patrimônio Urbano, Restauro Urbano.

Biographie de l'auteur

Manoela Rossinetti Rufinoni, Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professora do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Publiée

2018-10-31

Numéro

Rubrique

Artigos