A Dignidade Re-Vista é um periódico acadêmico com publicação semestral destinado ao debate interdisciplinar sobre os Direitos Humanos e valores éticos, humanos e cristãos. O conteúdo de seus artigos promove um diálogo completo sobre o tema e, para isso, conta com autores de diversas idades e formações, desde professores até estudantes graduandos. Dessa forma, a revista divulga e facilita a circulação de trabalhos que defendem os Direitos Humanos criando um espaço para os estudantes escreverem seus primeiros artigos ainda na faculdade e, também, para mestres veteranos com uma experiência formalizada.

Missão:

A Dignidade Re-Vista tem como missão ser um veículo de difusão científica e cultural através da publicação de trabalhos científicos originais e inéditos que contribuam para o desenvolvimento da pesquisa e do pensamento crítico sobre os Direitos Humanos. A difusão desta temática tem como objetivo contribuir para a formação acadêmica através dos valores éticos, humanos e cristãos.

Este periódico, por ser uma publicação exclusivamente no meio digital, pretende ser um veículo que estimule o intercâmbio de ideias entre pesquisadores de diferentes nacionalidades com a finalidade de aproximar e disseminar com rapidez a produção acadêmica em nível internacional. Para tanto serão aceitos artigos em inglês e espanhol, além de português. A Dignidade Re-Vista não cobra nenhuma taxa para submissão, avaliação ou publicação de artigos. É gratuita também na divulgação do seu conteúdo.

A ampla variedade de linhas e temas de pesquisa existentes atualmente em Direitos Humanos podem ser contempladas neste periódico, que também abre espaço para publicações de estudos teóricos de qualquer área do conhecimento nas quais autores possam buscar sua fundamentação teórica e inspiração, contanto que sigam os critérios do edital temático ou contribuam para a formação acadêmica através dos valores da revista.

A Dignidade Re-Vista tem como objetivos principais: publicar artigos originais que apresentem resultados relevantes de pesquisas e desenvolvimentos realizados por universitários, propiciar debate entre autores e leitores para o desenvolvimento do conhecimento na área dos Direitos Humanos, além de contribuir com a formação acadêmica, científica e profissional dos graduandos das diversas áreas do saber.

Foco e Escopo:  A Dignidade Re-Vista é semestral, editada pela Pastoral Universitária da PUC-Rio e foi criada no primeiro semestre de 2016. Cada edição possui uma temática específica. Os temas foram: “Direitos Humanos”, “Relações Trabalhistas e os Direitos Humanos”, “Da natureza à justiça social: desafios socioambientais”, “Pluralismo Cultural e Religioso” e “Olhares Universitários sobre a Laudato Si´”. A partir da sexta edição (segundo semestre de 2018), a revista contará com duas sessões, uma temática com edital especificando e delimitando o tema e a outra sessão aberta a assuntos sobre a temática geral da revista: Direitos Humanos e valores éticos, humanos e cristãos.

Público-alvo: 

Estudantes, a partir da graduação, professores, pesquisadores das mais diversas áreas, desde que apresentem interdisciplinaridade com os Direitos Humanos.

Processo de Avaliação por Pares:

Os trabalhos submetidos à Dignidade Re-Vista serão avaliados por no mínimo dois pareceristas, que utilizarão como critérios de avaliação: adequação às normas da revista; redação e organização do texto; fundamentação teórica e bibliografia; desenvolvimento e metodologia; contribuição da pesquisa para a área científica. Se o artigo for submetido para a sessão temática será avaliado ainda se o artigo está aderente ao tema proposto. Todo o processo da revista é realizado em double blind review

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Padrão de normalização adotado pela revista:

ABNT

O ISSN da revista foi registrado sob o número ISSN 2525-698X