"Pesquisas em Teologia” tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras o seu novo número, dando continuidade a seu trabalho e consolidando sempre mais, assim, o seu escopo de difusão da pesquisa na Área Ciências da Religião e Teologia da CAPES.

Neste ano de 2022, completam-se cinquenta anos da existência de nossa Faculdade Eclesiástica e da criação de nosso Programa de Pós-graduação. O Programa foi pioneiro ao vincular a reflexão bíblico-teológica, que emergia com grande força naquela época, ao Sistema Nacional de Pós-graduação que vinha, também, se estruturando no Brasil. “Pesquisas em Teologia”, em seus anos de serviço à Área, vem contribuindo com a apresentação de uma diversidade de pesquisas neste importante campo de investigação.

No presente número, “Pesquisas em Teologia” conta com um conjunto de nove artigos. Após a sessão de artigos diversos, apresentamos uma resenha. Agradecemos aos autores, bem como aos avaliadores e avaliadoras que participaram do processo de gestação deste fascículo.

Como o afirmado, número conta com nove artigos com as seguintes temáticas: “A espiritualidade cristã como critério hermenêutico para uma leitura atual da realidade”, de Reginaldo Rodrigues Celidonio; “A obra sacerdotal de Cristo continua na Igreja por meio da Liturgia das Horas: O batizado, sacerdote da oração sálmica”, de Eufrázio Luiz Morais da Silva; “Tu vens, eu já escuto os teus sinais”, de Washington Luiz Barbosa da Silva; “Desejo mimético, redes sociais e suicídio: possíveis contribuições das concepções cristã e budista”, de Blanches de Paula e Felipe Donadon; “Celebrar o dom da salvação” de Luiz Fernando Ribeiro Santana e Fábio Luiz de Souza; “Justiça escatológica em perspectiva solidária” de Aíla Luzia Pinheiro de Andrade e Walter Luis Carnelossi; “Sobre a disputa acerca do método da Teologia da Libertação: debate com Clodovis Boff”, de Pedro Igor Leite; “O pecado de Sodoma: conexões,  incidentes e o  lugar da ideologia na interpretação de Gn 18,20 e 19,5”, de Adriano da Silva Carvalho; “A teologia política de Carl Schmitt e Johann Baptist Metz: uma abordagem comparativa”, de Reynaldo Thadeu Gonçalves da Costa Segundo; “Eucaristia e Igreja em Santo Ambrósio de Milão”, de André Luiz Benedito.

A comissão editorial agradece, antecipadamente, aos leitores e leitoras pela caminhada desse ano e deseja um bom aproveitamento dos textos que publicamos para a construção dos debates e o avanço da pesquisa acadêmica na Área Ciências da Religião e Teologia.

 

Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes

Editor Gerente

Publicado: 2022-07-04

Apresentação

Artigos em temas diversos

Resenhas