Entre Contextos e Práticas: a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente e para as relações entre Universidade e Escola

Resumo

O presente artigo apresenta resultados do Estágio Supervisionado III, do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. As intervenções foram realizadas em uma escola pública da cidade de Campina Grande - PB, com o objetivo de despertar a aprendizagem dos alunos de forma mais dinâmica e prazerosa, tendo em vista que a disciplina é relatada pelos estudantes como um conhecimento simplório e abstrato. A pesquisa tem natureza qualitativa e fez uso de charges, imagens, massinha de modelar, jogos de tabuleiro e quebra-cabeça para a abordagem dos conteúdos geográficos. Os resultados obtidos constataram que os recursos utilizados ampliaram o conhecimento dos alunos, visto que esses conseguiram identificar e classificar os fenômenos da formação dos relevos, das dinâmicas climáticas e da água. Logo, a partir do uso de alternativas didáticas foi possível verificar ganhos significativos no processo ensino-aprendizagem, bem como contribuições relevantes para a formação inicial e continuada dos professores envolvidos na proposta.

Publicado
Apr 12, 2021
Como Citar
SALVADOR, Maria do Socorro Silva; MORAIS, Nathália Rocha; SOUZA, Nádson Ricardo Leite de. Entre Contextos e Práticas: a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente e para as relações entre Universidade e Escola. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 5, n. 9, apr. 2021. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1347>. Acesso em: 23 apr. 2024.