MAPA HÍBRIDO E MULTIMODAL: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE

  • Natália Lampert Batista UFSM
  • Elsbeth Léia Spode Bekcer UFN
  • Roberto Cassol

Resumo

Os mapas são e sempre foram uma importante linguagem do ensino de Geografia. Todavia, com a evolução tecnológica empreendida no universo desta ciência, arte e técnica, fica evidente a sua transformação. Assim, o presente artigo objetiva discutir o conceito de mapas híbridos e multimodais, identificando características no processo de ensino-aprendizagem da Geografia escolar no contexto dos multiletramentos cartográficos para a compreensão desse conceito e elaborar critérios que viabilizem metodologias de ensino de Geografia e de Cartografia Escolar frente aos multiletramentos cartográficos e aos mapas híbridos e multimodais. O artigo se apresenta de cunho teórico e pautado em uma revisão de literatura sobre o tema e na discussão do conceito que emerge como discussão na tese intitulada “Cartografia Escolar, multimodalidade e multiletramentos para o ensino de Geografia na contemporaneidade” que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Conclui-se que as transformações ocorridas na linguagem dos mapas na contemporaneidade permitem evidenciar o conceito de mapa híbrido e multimodal e ressaltar a sua importância para o ensino de Geografia no século XXI.

Publicado
Jul 24, 2019
Como Citar
BATISTA, Natália Lampert; BEKCER, Elsbeth Léia Spode; CASSOL, Roberto. MAPA HÍBRIDO E MULTIMODAL: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 3, n. 5, july 2019. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/879>. Acesso em: 26 apr. 2024.