MAPA HÍBRIDO E MULTIMODAL: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
Os mapas são e sempre foram uma importante linguagem do ensino de Geografia. Todavia, com a evolução tecnológica empreendida no universo desta ciência, arte e técnica, fica evidente a sua transformação. Assim, o presente artigo objetiva discutir o conceito de mapas híbridos e multimodais, identificando características no processo de ensino-aprendizagem da Geografia escolar no contexto dos multiletramentos cartográficos para a compreensão desse conceito e elaborar critérios que viabilizem metodologias de ensino de Geografia e de Cartografia Escolar frente aos multiletramentos cartográficos e aos mapas híbridos e multimodais. O artigo se apresenta de cunho teórico e pautado em uma revisão de literatura sobre o tema e na discussão do conceito que emerge como discussão na tese intitulada “Cartografia Escolar, multimodalidade e multiletramentos para o ensino de Geografia na contemporaneidade” que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Conclui-se que as transformações ocorridas na linguagem dos mapas na contemporaneidade permitem evidenciar o conceito de mapa híbrido e multimodal e ressaltar a sua importância para o ensino de Geografia no século XXI.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.