MAPA HÍBRIDO E MULTIMODAL: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE

Authors

  • Natália Lampert Batista UFSM
  • Elsbeth Léia Spode Bekcer UFN
  • Roberto Cassol

Abstract

Os mapas são e sempre foram uma importante linguagem do ensino de Geografia. Todavia, com a evolução tecnológica empreendida no universo desta ciência, arte e técnica, fica evidente a sua transformação. Assim, o presente artigo objetiva discutir o conceito de mapas híbridos e multimodais, identificando características no processo de ensino-aprendizagem da Geografia escolar no contexto dos multiletramentos cartográficos para a compreensão desse conceito e elaborar critérios que viabilizem metodologias de ensino de Geografia e de Cartografia Escolar frente aos multiletramentos cartográficos e aos mapas híbridos e multimodais. O artigo se apresenta de cunho teórico e pautado em uma revisão de literatura sobre o tema e na discussão do conceito que emerge como discussão na tese intitulada “Cartografia Escolar, multimodalidade e multiletramentos para o ensino de Geografia na contemporaneidade” que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Conclui-se que as transformações ocorridas na linguagem dos mapas na contemporaneidade permitem evidenciar o conceito de mapa híbrido e multimodal e ressaltar a sua importância para o ensino de Geografia no século XXI.

Author Biographies

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduação em Geografia (Licenciatura) no Centro Universitário Franciscano e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é doutoranda em Geografia no PPGGEO/UFSM, professora na rede municipal de Santa Maria/RS e supervisora PIBID/Geografia/UFSM. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1884-2340

Elsbeth Léia Spode Bekcer, UFN

Graduação em Geografia (Bacharelado), Graduação em Geografia (Licenciatura Plena), Mestrado em Engenharia Agrícola e Doutorado em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, Professora adjunta no Centro de Ciências Humanas da Universidade Franciscana (UFN) e professora da rede pública estadual atuando no Ensino Médio em Santa Maria, RS

Roberto Cassol

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), especialista em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais-CEIOSO, pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (1988) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo-USP (1996). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria nos cursos de graduação em Geografia presencial e a distância e na Pós-Graduação em Geografia.

Published

2019-07-24