SISTEMAS MULTIMEIOS: CONECTIVIDADE PARA UMA EXPERIÊNCIA DE USO EM AUTOMÓVEIS

Resumo

Um novo paradigma manifesta-se em torno dos automóveis, uma mobilidade autônoma, conectada e eficiente. Nesse cenário, objetiva-se com o artigo evidenciar o sistema multimeios como diferencial na experiência do usuário junto à mobilidade digitalizada. Resultado de uma pesquisa de mestrado, a proposta metodológica apresenta natureza básica, caráter exploratório, abordagem qualitativa e realizada através de pesquisa bibliográficas e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas focaram em três grupos: profissionais da indústria automotiva, concessionários vendedores e usuários de veículos de passeio. Na análise do conteúdo foram evidenciados pontos presentes nas respostas dos três grupos de entrevistados, a citar: conectividade, sistema multimeios, parcerias com empresas de tecnologia, experiência do usuário automotivo e mobilidade digitalizada. Apesar da oposição de opiniões e pontos de vista entre os entrevistados, foi possível identificar quatro pilares: (a) a conectividade, por meio do sistema multimeios, está cada vez mais em destaque nos automóveis; (b) o sistema multimeios tem se tornado o elemento transacional do carro produto para o carro serviço; (c) é prerrogativa que a indústria automotiva se associe ou incorpore as expertises das empresas de tecnologias e, por fim, (d) a aplicação dos conceitos relacionados à experiência do usuário se mostra indissociável para reduzir as frustrações dos usuários quanto à utilização dos novos automóveis.

Publicado
Dec 31, 2021
Como Citar
RIBEIRO, Talita Muniz; CASTRO, Iara Sousa; BOTELHO, Róber Dias. SISTEMAS MULTIMEIOS: CONECTIVIDADE PARA UMA EXPERIÊNCIA DE USO EM AUTOMÓVEIS. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 87-103, dec. 2021. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1593>. Acesso em: 29 mar. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i2.1593.