Paisagens da Margem Direita do Rio Branco no Perímetro Urbano de Boa Vista, RR: espaços não formais para o ensino de Geografia
Resumo
O presente artigo aborda a temática do ensinoaprendizagem refletindo sobre as metodologias e práticas de ensino na disciplina de geografia analisando dessa forma o uso dos espaços não formais de ensino na prática docente do professor de geografia, tendo como objetivo demonstrar um trecho do Rio Branco na área urbana de Boa Vista-RR como potencial para o desenvolvimento do ensino de Geografia a partir de espaços não formais no desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino na disciplina de geografia. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa sendo de natureza exploratória, que busca conhecer de perto os locais não formais de ensino existente a margem direita do Rio Branco e mostrar as possibilidades compatíveis com as metodologias e práticas de ensino da Geografia. Sendo assim, a pesquisa evidencia ser possível constatar as diversas possibilidades de o docente levar sua turma para realizar uma aprendizagem fora da sala, contextualizando o ensino não formal com o ensino formal promovendo novas práticas e metodologias de ensino da geografia.
Palavras-Chave: Ensino. Espaços Não Formais. Geografia. Rio Branco
Abstract
This article addresses the theme of teaching-learning reflecting on teaching methodologies and practices in the discipline of geography, thus analyzing the use of non-formal teaching spaces in the teaching practice of the geography teacher, with the objective of demonstrating a stretch of Rio Branco in the area of Boa Vista-RR as a potential for the development of Geography teaching from non-formal spaces in the development of teaching methodologies and practices in the discipline of geography. The research presents a qualitative approach, being exploratory in nature, which seeks to get to know the non-formal places of education that exist on the right bank of the Rio Branco and show the possibilities compatible with the methodologies and teaching practices of Geography. Thus, the research shows that it is possible to see the various possibilities for the teacher to take his class to carry out learning outside the classroom, contextualizing non-formal education with formal teaching, promoting new geography teaching practices and methodologies.
Keywords: Teaching. Non-Formal Spaces. Geography. White River
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.