Entre Contextos e Práticas: a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente e para as relações entre Universidade e Escola
Resumo
O presente artigo apresenta resultados do Estágio Supervisionado III, do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. As intervenções foram realizadas em uma escola pública da cidade de Campina Grande - PB, com o objetivo de despertar a aprendizagem dos alunos de forma mais dinâmica e prazerosa, tendo em vista que a disciplina é relatada pelos estudantes como um conhecimento simplório e abstrato. A pesquisa tem natureza qualitativa e fez uso de charges, imagens, massinha de modelar, jogos de tabuleiro e quebra-cabeça para a abordagem dos conteúdos geográficos. Os resultados obtidos constataram que os recursos utilizados ampliaram o conhecimento dos alunos, visto que esses conseguiram identificar e classificar os fenômenos da formação dos relevos, das dinâmicas climáticas e da água. Logo, a partir do uso de alternativas didáticas foi possível verificar ganhos significativos no processo ensino-aprendizagem, bem como contribuições relevantes para a formação inicial e continuada dos professores envolvidos na proposta.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.