E Quando Descobrimos que Licenciandos em Geografia pouco Conhecem do Espaço Geográfico e da Pedagogia?
O que Fazemos?
Resumo
A referida reflexão problematiza a formação do professor de Geografia, especialmente na necessidade de dotá-lo de um mais profundo conhecimento das práticas pedagógicas, mas também relacionando essa formação ao quanto a falta de conhecimento do objeto da ciência geográfica corrobora para que a mesma seja exposta a um grau maior de deficiência. Foi justamente a confirmação desse caráter difuso da ciência geográfica que desencadeou o objetivo da pesquisa, ou seja, identificar como a falta de clareza de um objeto de estudo pode influenciar no devir geográfico do graduando da licenciatura. O que se viu por meio da experiência na supervisão do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), especialmente em seu estágio inicial, foram alunos de geografia que pouco conheciam das reflexões epistemológicas a respeito do espaço geográfico. Além disso, dos 8 bolsistas, nenhum, em estágio inicial do projeto, apresentava conhecimentos teóricos a respeito das práticas pedagógicas necessárias ao ato educativo. Constatou-se, na esfera de análise desta investigação, que persistem os muitos problemas da geografia em formar professores que geografize seus lugares, avalie seus espaços, caminhos fundamentais para que o educador real se liberte do estigma de uma ausência de ciência no seu fazer educativo, e, para o de geografia, também no seu fazer Geográfico.
Palavras-chave: Geografia; Formação do Professor; Espaço Geográfico; Práticas Pedagógicas
ABSTRACT
This reflection questions the formation of the Geography teacher, especially in the need to provide him with a deeper knowledge of pedagogical practices, but also relating this formation to how much the lack of knowledge of the object of geographic science corroborates so that it is exposed to a greater degree of disability. It was precisely the confirmation of this diffuse character of geographic science that triggered the objective of the research, that is, to identify how the lack of clarity of an object of study can influence the geographic development of undergraduate students. What was seen through the experience in the supervision of PIBID (Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship), especially in its initial stage, were students of geography who knew little of the epistemological reflections about the geographical space. In addition, of the 8 scholarship holders, none, in the initial stage of the project, presented theoretical knowledge regarding the pedagogical practices necessary for the education act. It was found, in the sphere of analysis of this investigation, that the many problems of geography persist in training teachers to geography their places, evaluate their spaces, fundamental ways for the real educator to free himself from the stigma of an absence of science in his educational practice, and, for geography, also in its Geographic making.
Keywords: Geography; Teacher Training; Geographic space; Pedagogical Practices.
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