As Descrições Infernais em a Divina Comédia e outras Possibilidades Espaciais
Resumo
O artigo propõe a utilização das descrições infernais na Divina Comédia, de Dante Alighieri (1265-1321), para complementar a formação do geógrafo e do professor de Geografia para criar novas frentes de estudo e novas abordagens em sala de aula. O retorno aos primórdios da Geografia, atrelada aos mitos da Grécia Antiga, favorece a construção de conceitos espaciais sólidos ao profissional da área. A colaboração entre Geografia Cultural e Literatura incentiva o uso da imaginação na construção dos valores geográficos pelos alunos de Geografia (tanto aos futuros profissionais, como aos do Ensino Básico).
Palavras-chave: Inferno, Paisagens, Geografia Cultural, Ensino
Abstract
The article proposes the use of the infernal descriptions in The Comedy, by Dante Alighieri (1265-1321), to complement the training of the geographer and the professor of Geography to create new study fronts and new approaches in the classroom. The return to the beginnings of Geography, linked to the myths of Ancient Greece, favors the construction of solid spatial concepts for the professional of the area. The collaboration between Cultural Geography and Literature encourages the use of imagination in the construction of geographic values by students of Geography (both for future professionals and for Basic Education).
Key words: Hell, Landscapes, Cultural Geography, Teaching
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.