A Música como Prática Educativa no Exercício do Raciocínio Geográfico
Resumo
A música é umas das ferramentas audiovisuais que se manifesta de forma marcante na sociedade, e por ela somos atingidos cotidianamente. Nesse sentido, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar a canção como uma ferramenta de ensino nas aulas de Geografia, facilitando o processo de aprendizagem e leitura de mundo, pois a música além de ser algo atrativo, também permite integração com a disciplina, seus conteúdos e objetivos, estimulando o vocabulário, e a compreensão das relações geográficas do conteúdo. Para análise geográfica deste trabalho foi selecionada a canção Asa Branca (1947) de Luiz Gonzaga onde apresenta um conjunto variado de temas que podem ser trabalhados em sala de aula referentes ao estudo do Brasil a partir do clima, solo, componentes físicos naturais, questões sociais, econômicas e migrações brasileiras, todos temas previstos nas unidades temáticas, objetos de conhecimentos, habilidades e competências específicas de Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante desses fatores, é considerável a problematização e desenvolvimento de atividades didáticas que visem à aprendizagem dos conteúdos de forma mais atrativa, através da música.
Palavras-chave: Música. Ensino de Geografia. Habilidades. BNCC
Abstract
Music is one of the audiovisual tools that manifests itself in a remarkable way in society, and we are affected by it every day. In this sense, the present work was developed with the general objective of analyzing the song as a teaching tool in Geography classes, facilitating the process of learning and reading the world, since music is not only something attractive, it also allows integration with discipline, its contents and objectives, stimulating the vocabulary, and the understanding of the geographical relations of the content. For the geographical analysis of this academic work, the song Asa Branca (1947) by Luiz Gonzaga was selected, which presents themes that can be developed in the classroom regarding the study of Brazil from the climate, soil, natural physical components, social, economic and Brazilian migrations, all themes foreseen in the thematic units, objects of knowledge, skills and specific competences of Base Nacional Comum Curricular (BNCC). In view of these factors, there is considerable questioning and development of didactic activities that aim to learn the contents in a more attractive way, through music.
Keywords: Music. Geography teaching. Skills. BNCC
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.