O Uso da Aprendizagem Criativa nas Aulas de Cartografia para Potencializar o Entendimento no Processo de Mapeamento na Disciplina de Geoprocessamento
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo verificar se no ensino da Cartografia Básica e Temática, ao utilizar uma aprendizagem criativa para a elaboração de mapas seria possível aprimorar a compreensão do processo de mapeamento na disciplina de Geoprocessamento. A justificativa para a escolha desta atividade deve-se ao fato de não querer reforçar apenas o viés técnico dos conceitos cartográficos, mas também valorizar o pensamento geográfico e a sua transmissão através da comunicação cartográfica. Como metodologia, os discentes elaboraram mapas em ambiente computacional e à mão, além de criarem narrativas para seus mapas ficcionais, podendo assim correlacionar o pensamento geográfico com a comunicação cartográfica do mundo a ser criado. Como resultado, foi percebida maior familiaridade pelos estudantes que elaboraram os mapas em um ambiente computacional, e após isso, eles não observaram o SIG como uma única forma de realizar mapeamentos, e o mapa não sendo um mero produto final. O trabalho desenvolvido na disciplina de Cartografia permitiu-lhes valorizar o processo de mapeamento, e a importância de se pensar a comunicação cartográfica para os resultados processados durante as atividades.
Palavras-chave: Aprendizado criativa, Mapas e Narrativas de autorais, Ensino de Cartografia e Geoprocessamento, Comunicação Cartográfica
Abstract
The present work aimed to verify if, in the teaching of Basic and Thematic Cartography, by using creative learning for map making, it would be possible to improve the understanding of the mapping process in the Geoprocessing discipline. The justification for the choice of this activity is due to the fact of not wanting to reinforce only the technical bias of the cartographic concepts, but also to value the geographic thought and its transmission through cartographic communication. As a methodology, the students elaborated maps in a computer environment and by hand, and created narratives for their fictional maps, thus being able to correlate the geographic thought with the cartographic communication of the world to be created. As a result, a greater familiarity was perceived by the students who elaborated the maps in a computational environment, and after that, they did not observe the GIS as the only way to carry out mapping, and the map not being a mere final product. The work developed in the Cartography course allowed them to value the mapping process, and the importance of thinking about cartographic communication for the results processed during the activities.
Key words: Creative Learning, Maps and Copyright Narratives, Teaching Cartography and Geoprocessing, Cartographic Communication.
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