A Maquete do Maciço Gericinó-Mendanha no Rio de Janeiro como Recurso Didático para a Formação Docente em Geografia
Resumo
A construção da maquete do Maciço Gericinó-Mendanha na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro voltada para a formação docente, faz parte do projeto Geografia e Formação Cidadã na Baixada Fluminense: elementos para uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares. O projeto procura fomentar o debate centrado na necessidade do uso dos recursos didáticos na formação cidadã dentro da escola, via aprendizagem significativa dos conteúdos. Dessa forma, nos voltamos a formação de professores. O objetivo geral é analisar a construção da maquete do Maciço Gericinó-Mendanha na Baixada Fluminense como recurso didático na formação de professores de Geografia do IM/UFRRJ. Relatamos a oficina denominada “Construção e o uso de maquetes no Ensino de Geografia” realizada no ano de 2017 no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia. A metodologia é qualitativa, envolvendo a leitura de textos, etapas de construção da maquete e discussão de seu uso como recurso didático. A maquete do Maciço Gericinó-Mendanha configura-se como um recurso didático relevante no ensino de Geografia Física da Baixada Fluminense especialmente para as aulas de geografia na escola básica.
Palavras-chave: Maquete; Gericinó-Mendanha; Baixada Fluminense; Ensino de Geografia Física; Formação de professores
Abstract
The construction of the model of the Gericinó-Mendanha Massif in Baixada Fluminense in Rio de Janeiro, focused on teacher education, is part of the Project Geography and Citizen Training in Baixada Fluminense: elements for a significant learning of school contents. The project seeks to foster the debate centered on the need for the use of didactic resources in citizen education within the school, through significant learning of the contents. In this way, we turn to teacher training. The general objective is to analyze the construction of the model of the Gericinó-Mendanha Massif in Baixada Fluminense as a didactic resource in the training of geography teachers of IM/UFRRJ. We report the workshop called "Construction and the use of maquets in Geography Teaching" held in 2017 in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID) of Geography. The methodology is attached to qualitative research, involving the reading of texts, stages of construction of the model and discussion of its use as a didactic resource. The model of the Gericinó-Mendanha Massif is configured as a relevant didactic resource in the teaching of Physical Geography of Baixada Fluminense especially for geography classes in elementary school.
Keywords: Maquet; Gericinó-Mendanha; Baixada Fluminense; Teaching physical geography; Teacher training
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.