A Escola Democrática: um caminho para a escola do século XXI?
Resumo
Com a virada do século XXI, iniciou-se um movimento de transformação educacional no Brasil. Um movimento que se integra à mobilização de diferentes atores pela reinvenção da democracia nas suas diversas dimensões, sobretudo no espaço escolar. Neste movimento, educadores, comunicadores, artistas, pesquisadores e ativistas de diversos campos vêm propondo e criando experiências educacionais que resgatam e atualizam as propostas de pensadores como Anton Makarenko, John Dewey, Janusz Korczak, Célestin Freinet, Ivan Illich, Paulo Freire, dentre outros. A Escola Democrática faz parte deste movimento no Brasil e o presente artigo apresentará, a partir de levantamento bibliográfico, o seu contexto histórico, como se desenvolve, sobretudo na escola pública do nosso país e como resultado a possível contribuição para a Geografia Escolar.
Palavras-chave: Escola Democrática, Movimento Renovação Educacional, Geografia Escolar.
Abstract
With the turn of the 21st century, a movement of educational transformation began in Brazil. A movement that integrates the mobilization of different actors for the reinvention of democracy in its various dimensions, especially in the school space. In this movement, educators, communicators, artists, researchers and activists from different fields have been proposing and creating educational experiences that rescue and update the proposals of thinkers such as Anton Makarenko, John Dewey, Janusz Korczak, Célestin Freinet, Ivan Illich, Paulo Freire, among others. The Democratic School is part of this movement in Brazil and this article will present, from a bibliographic survey, its historical context, how it develops, especially in the public school of our country and as a result the possible contribution to School Geography.
Key words: Democratic School, Educational Renewal Movement, School Geography.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.