Jogos Geográficos Escolares: ferramentas lúdicas de ensino
Resumo
O objetivo central dessa pesquisa é discutir a importância dos jogos geográficos escolares como ferramentas eficazes de ensino, amarrando a discussão existente até o momento e propondo uma conceitualização que auxilie na reflexão sobre o tema. Há um interesse de vários pesquisadores na busca por novas metodologias de ensino. Um dessas ferramentas é a construção de jogos, que busca mudar as percepções individuais de mundo de forma distinta para cada pessoa, transportando-nos para outras histórias, outros mundos, sem sair de um cômodo. Nesse sentido, propõe-se a apresentação do conceito de jogo geográfico escolar (JGE), composto por um triângulo no qual seus três vértices – lúdico, pedagógico e geográfico – seriam os seus atributos principais.
Palavras-chave: jogo geográfico escolar, ludicidade, ensino de geografia
Abstract
The main objective of this research is to discuss the importance of school geographic games as effective teaching tools, linking the existing discussion so far and proposing a conceptualization that helps in the reflection on the subject. There is an interest of several researchers in the search for new teaching methodologies. One of these tools is the construction of games, which seeks to change individual perceptions of the world in a different way for each person, transporting us to other stories, other worlds, without leaving a room. In this sense, it is proposed to present the concept of school geographic game (SGG), composed of a triangle in which its three vertices – playful, pedagogical and geographic – would be its main attributes.
Key words: school geographic game, playfulness, geography teaching
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.