A Ressignificação das Tecnologias na Educação: um convite à reflexão sob o viés das metodologias ativas para o ensino de geografia
Resumo
Este ensaio objetiva refletir criticamente sobre a incorporação das tecnologias na educação, em especial, no ensino de Geografia, no campo das chamadas metodologias ativas. Neste sentido, apresentam-se possibilidades de ressignificação de práticas pedagógicas para o ensino geográfico com o apoio de diferentes tecnologias - digitais e analógicas – sob o intermédio dessas metodologias ativas. Conclui-se que as reflexões críticas podem auxiliar na ressignificação do uso de tecnologias na educação a partir do exercício pedagógico de avaliar, decidir e contribuir com as possibilidades didáticas mais condizentes às peculiaridades e realidades educacionais vivenciadas.
Palavras-chave: Tecnologias. Metodologias Ativas. Ensino. Geografia. Ressignificação
Abstract
This essay aims to critically reflect on the incorporation of technologies in education, especially in the teaching of Geography, in the field of so-called active methodologies. Therefore, possibilities for re-signifying pedagogical practices for geography education are presented with the support of different technologies - digital and analog - under the intermediary of active methodologies. It is concluded that critical reflections can help in re-signifying the use of technology in education through the pedagogical exercise of evaluating, deciding, and contributing to the didactic possibilities that are most consistent with the peculiarities and educational realities experienced.
Key words: Technologies. Active Methodologies. Teaching. Geography. Reframing
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.