Desafios e Perspectivas na Formação de Professores de Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise à luz da teoria histórico-cultural
Resumo
O presente estudo tem como finalidade descrever os elementos que envolvem a formação do professor de Geografia, em especial os que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao analisar o quadro de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, observamos que alguns não possuem graduação e/ou nem receberam em sua formação inicial as condições necessárias para a construção do pensamento geográfico. Nesse patamar, por intermédio de um estudo bibliográfico e documental, pautado na Teoria Histórico-Cultural, primeiramente apresentamos os desafios e perspectivas da formação docente no Brasil; em seguida, descrevemos a atuação do licenciado em Geografia no âmbito escolar; e, por último, analisamos como o professor desse segmento atua no Ensino de Geografia. O estudo revelou que, ao refletir sobre a ação pedagógica dos graduados em Pedagogia na disciplina de Geografia, percebe-se uma lacuna na formação específica para o ensino eficaz desse componente. Essa limitação na formação tem implicações diretas no processo de ensino e aprendizagem do conhecimento geográfico dos alunos na educação básica. Além disso, afeta o desenvolvimento humano dos estudantes, considerando a relevância do conhecimento geográfico para a compreensão e interação com a sociedade.
Palavras-chave: Formação docente, Ensino da geografia, Teoria Histórico-Cultural.
Abstract
This study aims to describe the elements involved in the training of Geography teachers, especially those who work in the early years of Elementary Education. Upon analyzing the cadre of teachers working in the early years of Elementary Education, we observed that some do not have a degree and/or did not receive the necessary conditions in their initial training for the development of geographical thinking. In this context, through a bibliographical and documentary study, based on the Historical-Cultural Theory, we first present the challenges and perspectives of teacher training in Brazil; then, we describe the role of Geography graduates in the school environment; and, finally, we analyze how teachers in this segment work in Geography teaching. The study revealed that, when reflecting on the pedagogical actions of graduates in Pedagogy in the discipline of Geography, there is a noticeable gap in specific training for the effective teaching of this subject. This limitation in training has direct implications for the teaching and learning process of geographical knowledge among students in basic education. Additionally, it affects the human development of students, considering the relevance of geographical knowledge for understanding and interacting with society.
Key words: Teacher Training, Geography Education, Historical-Cultural Theory.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.