Openstreetmap como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Geografia: uma experiência com estudantes do ensino fundamental
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade da ferramenta OpenStreetMap (OSM) no estímulo à mobilização dos conhecimentos geográficos de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Gama, no Distrito Federal (DF), em 2022. Para tanto, apropriou-se da abordagem qualitativa a fim de orientar a coleta e a análise dos dados. Além da pesquisa bibliográfica, efetuou-se uma intervenção didático-pedagógica com o uso OSM. Os resultados apontam que OSM é uma ferramenta inovadora para o ensino de Geografia, uma vez que ela é uma base de dados que permite a construção de mapeamentos livres e edição de forma colaborativa e interativa. Desse modo, a análise dos dados evidenciou que a ferramenta OpenStreetMap é potente para estimular os estudantes a realizarem pesquisas sobre diferentes locais e compreender os fenômenos espaciais da realidade.
Palavras-chave: Mobilização, Conhecimentos geográficos, Estudantes, Mediação, OpenStreetMap.
Abstract
This work aims to analyze the potential of the OpenStreetMap (OSM) tool in stimulating the mobilization of geographic knowledge of students in the 7th year of Elementary School at a public school in Gama, in the Federal District (DF), in 2022. To this end, it appropriated a qualitative approach was used to guide data collection and analysis. In addition to the bibliographical research, a didactic-pedagogical intervention was carried out using OSM. The results indicate that OSM is an innovative tool for teaching Geography, since it is a database that allows the construction of free mappings and editing in a collaborative and interactive way. Thus, data analysis showed that the OpenStreetMap tool is powerful in encouraging students to carry out research on different locations and understand the spatial phenomena of reality.
Key words:. Mobilization, Geographic knowledge, Students, Mediation, OpenStreetMap.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.