Autonomia Docente e Experiências de Inovação na Produção de Materiais Didáticos

  • Luana Ferreira

Resumo

Neste artigo apresentamos três materiais didáticos produzidos por licenciandos do curso de Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atividade integrante de uma disciplina ministrada em 2022 (não seria interessante inserir o nome da disciplina?). A produção dos materiais didáticos se baseou nos princípios da autonomia docente, como preconizado por Freire (2018). Nesta ocasião, foram produzidos os seguintes jogos: Regiões do Brasil, Qualidade de Vida nas Cidades e Conhecendo uma Bacia Hidrográfica. Utilizamos tal experiência didática como base para refletirmos sobre a produção de materiais didáticos a partir dos debates sobre a necessária autonomia do trabalho docente. A testagem e análise dos materiais produzidos apontou limites a serem enfrentados na produção autônoma de materiais didáticos num contexto de crescente controle da profissão docente e do processo ensino-aprendizagem. Por outro lado, revelou possibilidades de enfrentamento dos limites à atuação docente pela via da produção de material autoral e do trabalho em equipe.


Palavras-chave: autonomia docente, material didático, formação inicial do professor.


 


Abstract


Neste artigo, apresentamos três materiais didáticos produzidos por alunos de graduação do curso de Geografia da PUC-Rio, atividade que faz parte de um curso ministrado em 2022. A produção de materiais didáticos foi baseada nos princípios da autonomia docente, conforme preconiza Freire (2018). Foram produzidos os jogos Regiões do Brasil, Qualidade de Vida nas Cidades e Conhecendo uma Bacia Hidrográfica. Utilizamos essa experiência didática como base para refletir sobre a produção de materiais didáticos a partir dos debates sobre a necessária autonomia do trabalho docente. A testagem e análise dos materiais produzidos apontaram limites a serem enfrentados na produção autônoma de materiais didáticos em um contexto de crescente controle da profissão docente e do processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, revelou possibilidades de enfrentamento dos limites para a docência por meio da produção de material autoral e do trabalho em equipe.


Key words: teacher autonomy, didactic material, initial teacher training.

Publicado
Aug 16, 2024
Como Citar
FERREIRA, Luana. Autonomia Docente e Experiências de Inovação na Produção de Materiais Didáticos. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 8, n. 15, aug. 2024. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/2168>. Acesso em: 24 aug. 2024.