Autonomia Docente e Experiências de Inovação na Produção de Materiais Didáticos
Resumo
Neste artigo apresentamos três materiais didáticos produzidos por licenciandos do curso de Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atividade integrante de uma disciplina ministrada em 2022 (não seria interessante inserir o nome da disciplina?). A produção dos materiais didáticos se baseou nos princípios da autonomia docente, como preconizado por Freire (2018). Nesta ocasião, foram produzidos os seguintes jogos: Regiões do Brasil, Qualidade de Vida nas Cidades e Conhecendo uma Bacia Hidrográfica. Utilizamos tal experiência didática como base para refletirmos sobre a produção de materiais didáticos a partir dos debates sobre a necessária autonomia do trabalho docente. A testagem e análise dos materiais produzidos apontou limites a serem enfrentados na produção autônoma de materiais didáticos num contexto de crescente controle da profissão docente e do processo ensino-aprendizagem. Por outro lado, revelou possibilidades de enfrentamento dos limites à atuação docente pela via da produção de material autoral e do trabalho em equipe.
Palavras-chave: autonomia docente, material didático, formação inicial do professor.
Abstract
Neste artigo, apresentamos três materiais didáticos produzidos por alunos de graduação do curso de Geografia da PUC-Rio, atividade que faz parte de um curso ministrado em 2022. A produção de materiais didáticos foi baseada nos princípios da autonomia docente, conforme preconiza Freire (2018). Foram produzidos os jogos Regiões do Brasil, Qualidade de Vida nas Cidades e Conhecendo uma Bacia Hidrográfica. Utilizamos essa experiência didática como base para refletir sobre a produção de materiais didáticos a partir dos debates sobre a necessária autonomia do trabalho docente. A testagem e análise dos materiais produzidos apontaram limites a serem enfrentados na produção autônoma de materiais didáticos em um contexto de crescente controle da profissão docente e do processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, revelou possibilidades de enfrentamento dos limites para a docência por meio da produção de material autoral e do trabalho em equipe.
Key words: teacher autonomy, didactic material, initial teacher training.
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