Insensibilidade Social frente ao sofrimento dos pobres
Um problema comum ao Papa Francisco e ao Dalai Lama
DOI:
https://doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.PqTeo.2595-9409.2026v9n17a02Keywords:
Insensibilidade social, Desigualdade social, Papa Francisco, Dalai Lama, CapitalismoAbstract
Neste artigo procuramos analisar e entender como o Papa Francisco e o Dalai-Lama contribuem e dialogam entre si a partir de um problema comum: a insensibilidade social frente ao sofrimento dos pobres em tempos de grande desigualdade social. Para tanto, apresentamos dados que demonstram a grande concentração de bens na sociedade atual. Na sequência, procuramos identificar quais as tradições que ancoram tanto o pensamento como a práxis do Papa Francisco e do Dalai-Lama em relação ao tema, que fogem à postura habitual adotada por líderes religiosos na atualidade. Em seguida, apresentamos algumas de suas falas em que criticam a relação que a sociedade humana estabelece com o sistema econômico capitalista e como tal relação potencializa as condições necessárias para o contexto de indiferença ao sofrimento dos mais pobres. Procuramos demonstrar como essas falas estão articuladas por uma preocupação comum e, ainda, defender que contribuem com o questionamento do caráter absoluto gozado pelo sistema capitalista. Por fim, apontamos que, embora articuladas e complementares, as referidas críticas possuem eixos e enfoques distintos.
References
ASSMAN, Hugo; HINKELAMMERT, Franz. A idolatria do mercado: Ensaio sobre Teologia e Economia. Petrópolis: Vozes. 1989.
COELHO, Allan da S. Entre perplexidades e acusações: o anticapitalismo e o Papa Francisco. Revista Revista Caminhos, v. 16, n.1, p. 63-81, jan./jun. 2018.
DALAI-LAMA, Tenzin Gyatso. Compaixão ou competição: valores humanos nos negócios e na economia / Sua Santidade, o Dalai-Lama. São Paulo: Palas Athena, 2006.
DALAI-LAMA, Tenzin Gyatso. Universal responsibility and the good heart. Dharamsala: LTWA, 1995.
FRANCISCO, PP. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Roma: Libreria, 2013.
FRANCISCO, PP. Fratelli Tutti. Assis: Paulus, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 1.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1974.
GONÇALVES, Paulo S. L.; ROSSI, André L. A Religião Católica e s questões sociais no pensamento do Papa Francisco. REB, v. 83, n. 325, p. 367-382, mai./ago. 2023.
KEOWN, Damien; PREBISH, Charles; HUSTED, Wayne. Buddhism and Human rights. Surrey: Curzon, 1998.
MIRANDA, Mario de França. A Reforma de Francisco: fundamentos teológicos. São Paulo: Paulinas, 2017.
PIEPER, Frederico. Religião: limites e horizontes de um conceito. Estudos de Religião, v. 33, n. 1, p. 5- 35, 2019.
ROCHA, Renato Tarcísio de Moraes. Fundamentos do pensamento socioeconômico do papa Francisco. REB, v. 83, n. 325, p. 383-412, mai./ago. 2023.
SACANNONE, Juan Carlos. A teologia do povo: Raízes teológicas do Papa Francisco. São Paulo: Paulinas, 2019.
SUNG, Jung Mo. A crítica da Idolatria do dinheiro. In: MILLEN, Maria; ZACHARIAS, Ronaldo (Orgs.). A Moral do Papa Francisco: um projeto a partir dos descartados. Aparecida, SP: Santuário, 2020.
SUNG, Jung Mo. A graça de Deus e a loucura do mundo. São Paulo: Reflexão, 2015.
SUNG, Jung Mo. Desejo, Mercado e Religião. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
SUNG, Jung Mo. Idolatria do dinheiro e direitos humanos: Uma crítica teológica do novo mito do capitalismo. São Paulo: Paulus, 2018.
TSAI, Patrícia. O conceito de Responsabilidade Universal: uma análise do conceito pela tradição budista Mahayana Geluk no XIV Dalai-Lama. São Bernardo do Campo, 2021. 177 p. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Universidade Metodista do Estado de São Paulo.





