Paisagens da Margem Direita do Rio Branco no Perímetro Urbano de Boa Vista, RR: espaços não formais para o ensino de Geografia

Autores

  • Francisleile Lima Nascimento Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Pollyana Fontinelle Vilela Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Maria Dutra Cardoso Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Márcia Teixeira Falcão Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Resumo

O presente artigo aborda a temática do ensino­aprendizagem refletindo sobre as metodologias e práticas de ensino na disciplina de geografia analisando dessa forma o uso dos espaços não formais de ensino na prática docente do professor de geografia, tendo como objetivo demonstrar um trecho do Rio Branco na área urbana de Boa Vista-RR como potencial para o desenvolvimento do ensino de Geografia a partir de espaços não formais no desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino na disciplina de geografia. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa sendo de natureza exploratória, que busca conhecer de perto os locais não formais de ensino existente a margem direita do Rio Branco e mostrar as possibilidades compatíveis com as metodologias e práticas de ensino da Geografia. Sendo assim, a pesquisa evidencia ser possível constatar as diversas possibilidades de o docente levar sua turma para realizar uma aprendizagem fora da sala, contextualizando o ensino não formal com o ensino formal promovendo novas práticas e metodologias de ensino da geografia.

Palavras-Chave: Ensino. Espaços Não Formais. Geografia. Rio Branco

 

Abstract

This article addresses the theme of teaching-learning reflecting on teaching methodologies and practices in the discipline of geography, thus analyzing the use of non-formal teaching spaces in the teaching practice of the geography teacher, with the objective of demonstrating a stretch of Rio Branco in the area of Boa Vista-RR as a potential for the development of Geography teaching from non-formal spaces in the development of teaching methodologies and practices in the discipline of geography. The research presents a qualitative approach, being exploratory in nature, which seeks to get to know the non-formal places of education that exist on the right bank of the Rio Branco and show the possibilities compatible with the methodologies and teaching practices of Geography. Thus, the research shows that it is possible to see the various possibilities for the teacher to take his class to carry out learning outside the classroom, contextualizing non-formal education with formal teaching, promoting new geography teaching practices and methodologies.

Keywords: Teaching. Non-Formal Spaces. Geography. White River

Biografia do Autor

Francisleile Lima Nascimento, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR, Especialista em Geografia com Ênfase no Ensino pela UERR, Planejamento em Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis pelo IFRR e em Supervisão e Orientação Educacional pela Barão de Mauá, Licenciada em Geografia pela UERR e Bacharela em Geografia pela UFRR.

Pollyana Fontinelle Vilela, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT) pela UFRR, Especialista em Geografia com Ênfase no Ensino pela UERR, Educação Inclusiva e em Gestão Escolar pela UGF, Licenciada em Geografia pela UFRR e Licenciada em Pedagogia pela Faceten.

Maria Dutra Cardoso, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Especialista em Geografia com Ênfase no Ensino pela UERR, Licenciada em Geografia pela UERR e Bacharela em Administração pela Faceten.

Márcia Teixeira Falcão, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Orientadora. Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade, Mestre e Especialista em Recursos Naturais, Geógrafa, Docente na Universidade Estadual de Roraima, Pesquisadora e Coordenadora do Departamento do Curso de Geografia da UERR.

Downloads

Publicado

2021-04-12