Jogos Geográficos Escolares: ferramentas lúdicas de ensino

Autores

Resumo

O objetivo central dessa pesquisa é discutir a importância dos jogos geográficos escolares como ferramentas eficazes de ensino, amarrando a discussão existente até o momento e propondo uma conceitualização que auxilie na reflexão sobre o tema. Há um interesse de vários pesquisadores na busca por novas metodologias de ensino. Um dessas ferramentas é a construção de jogos, que busca mudar as percepções individuais de mundo de forma distinta para cada pessoa, transportando-nos para outras histórias, outros mundos, sem sair de um cômodo. Nesse sentido, propõe-se a apresentação do conceito de jogo geográfico escolar (JGE), composto por um triângulo no qual seus três vértices – lúdico, pedagógico e geográfico – seriam os seus atributos principais.

Palavras-chave: jogo geográfico escolar, ludicidade, ensino de geografia

 

Abstract

The main objective of this research is to discuss the importance of school geographic games as effective teaching tools, linking the existing discussion so far and proposing a conceptualization that helps in the reflection on the subject. There is an interest of several researchers in the search for new teaching methodologies. One of these tools is the construction of games, which seeks to change individual perceptions of the world in a different way for each person, transporting us to other stories, other worlds, without leaving a room. In this sense, it is proposed to present the concept of school geographic game (SGG), composed of a triangle in which its three vertices – playful, pedagogical and geographic – would be its main attributes.

Key words: school geographic game, playfulness, geography teaching

Biografia do Autor

Daniel Abreu de Azevedo, Universidade de Brasília - UnB

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília. Trabalha com a relação espaço político e democracia, e especial interesse em Geografia Eleitoral. Graduado, mestre e doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sob orientação da professora Dra. Iná Elias de Castro, trabalhou na tese de doutorado com o título "Democracia participativa como um sofisma: uma interpretação geográfica da democracia" e realizou estágio em doutoramento em Washington D.C. (American University - Centro de Estudos sobre América Latina) e na Cidade do México (UNAM - Departamento de Geografia). Concluiu pós-doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México.

Downloads

Publicado

2022-11-17