Desafios e Perspectivas na Formação de Professores de Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise à luz da teoria histórico-cultural

Autores

Resumo

O presente estudo tem como finalidade descrever os elementos que envolvem a formação do professor de Geografia, em especial os que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao analisar o quadro de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, observamos que alguns não possuem graduação e/ou nem receberam em sua formação inicial as condições necessárias para a construção do pensamento geográfico. Nesse patamar, por intermédio de um estudo bibliográfico e documental, pautado na Teoria Histórico-Cultural, primeiramente apresentamos os desafios e perspectivas da formação docente no Brasil; em seguida, descrevemos a atuação do licenciado em Geografia no âmbito escolar; e, por último, analisamos como o professor desse segmento atua no Ensino de Geografia. O estudo revelou que, ao refletir sobre a ação pedagógica dos graduados em Pedagogia na disciplina de Geografia, percebe-se uma lacuna na formação específica para o ensino eficaz desse componente. Essa limitação na formação tem implicações diretas no processo de ensino e aprendizagem do conhecimento geográfico dos alunos na educação básica. Além disso, afeta o desenvolvimento humano dos estudantes, considerando a relevância do conhecimento geográfico para a compreensão e interação com a sociedade.

Palavras-chave: Formação docente, Ensino da geografia, Teoria Histórico-Cultural.

 

Abstract

This study aims to describe the elements involved in the training of Geography teachers, especially those who work in the early years of Elementary Education. Upon analyzing the cadre of teachers working in the early years of Elementary Education, we observed that some do not have a degree and/or did not receive the necessary conditions in their initial training for the development of geographical thinking. In this context, through a bibliographical and documentary study, based on the Historical-Cultural Theory, we first present the challenges and perspectives of teacher training in Brazil; then, we describe the role of Geography graduates in the school environment; and, finally, we analyze how teachers in this segment work in Geography teaching. The study revealed that, when reflecting on the pedagogical actions of graduates in Pedagogy in the discipline of Geography, there is a noticeable gap in specific training for the effective teaching of this subject. This limitation in training has direct implications for the teaching and learning process of geographical knowledge among students in basic education. Additionally, it affects the human development of students, considering the relevance of geographical knowledge for understanding and interacting with society.

Key words: Teacher Training, Geography Education, Historical-Cultural Theory.

Biografia do Autor

LUCIANA MORAES SILVA, Universidade Estadual de Maringá - UEM,http://www.pge.uem.br/

Graduada em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR de Paranavaí-PR (2012); Graduada em Pedagogia (segunda licenciatura) pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná - UniFatecie (2020) de Paranavaí-PR; Graduanda em Direito pelo Centro Universitário UniFatecie; Mestra em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNESPAR de Paranavaí-PR (2017); e Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia - PGE/UEM de Maringá-PR; Docente do curso de Pedagogia no Centro Universitário UniFatecie; Bolsista da Capes; Participa do Grupo de estudos aplicado à visualização cartográfica e história da cartografia - GAVICH; Tem experiência na área de ensino de Geografia e Pedagogia, lecionando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: métodos e técnicas de ensino em Geografia, interdisciplinaridade, formação docente e educação socioambiental.

FERNANDO LUIZ DE PAULA SANTIL, Universidade Estadual de Maringá - UEM,http://www.pge.uem.br/

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Unesp - Presidente Prudente - 1991), mestrado em Ciências Cartográficas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Unesp - Presidente Prudente - 2001), doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2008) e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor adjunto no Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia/ Campus de Monte Carmelo (MG); membro dos Grupos de pesquisas Aplicada à Visualização Cartográfica e a Cartografia Histórica (GAVICH/UEM - 2009), Cartografia e SIG (UFPR - 2010), Visualização Cognitiva da Associação Internacional de Cartografia (CogVis - 2012) e Geoinformação, Território e Conservação (GISTec - UFU 2018)

Adriana Aparecida Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá - UEM,http://www.pge.uem.br/

Possui formação superior no curso de Pedagogia (2011) e História (2015), especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos em Educação Infantil e Educação Especial (2013), Didática e Tecnologia com Ênfase no Ensino Básico e Superior (2016), Educação: métodos e técnicas de ensino (2018), e Educação especial: atendimento às necessidades especiais (2022), Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (2015), Doutorado em Educação (2022). Atualmente é professora no curso de Pedagogia no Centro Universitário UniFatecie (UNIFATECIE) e na Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí (UNESPAR). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital (GEPTESC), e do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GT HISTEDB), ambos vinculados ao diretório do CNPq.

Downloads

Publicado

2024-06-24