As Implicações da Experienciação com Dispositivos Imagéticos na Aprendizagem de Estudantes Colegiais
vivência em regência de classe no Estágio Supervisionado em Geografia
Resumo
O presente relato de experiências teve como intencionalidade nuclear compreender as implicações dos dispositivos imagéticos na aprendizagem de estudantes colegiais, durante os momentos de regência de classe em Estágio Supervisionado em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Para tanto, se teve como participantes desse estudo vinte e cinco estudantes do terceiro ano do Ensino Médio regular e integral do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, localizado no município de Vitória da Conquista-BA. O relato apoiou-se nas abordagens qualitativas de pesquisa, tendo como dispositivos de produção de achados a revisão bibliográfica e a observação participativa de aulas de Geografia com dispositivos imagéticos. A perspectiva de análise adotada foi a hermenêutica. Os principais conceitos problematizados no relato foram os de imagem e o de ensino de Geografia. Como principais resultados, foi possível perceber a potência das imagens, ao que confere uma maior participação e implicação de atenção dos/as estudantes colegiais durante as aulas de Geografia. Tal participação pode estar relacionada à capacidade desses dispositivos em tornarem as aulas mais dinâmicas e atrativas, uma vez que fomentam aberturas para que as pessoas relatem as suas experiências frente ao que desvelam, propiciando aos processos de ensino-aprendizagem se distanciarem de perspectivas mais tradicionalistas para se aproximarem de proposições mais abertas e relacionadas com as histórias de vida dos/as estudantes.
Palavras-chave: Dispositivos imagéticos; Estudantes colegiais; Estágio Supervisionado em Geografia
Abstract
This experience report aimed primarily to understand the implications of imagetic devices on the learning process of high school students during class regency moments in the Supervised Internship in Geography at the State University of Southwest Bahia (UESB). The participants in this study were twenty-five third-year students enrolled in the full-time regular high school program at Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, located in the municipality of Vitória da Conquista, Bahia. The report was based on qualitative research approaches, using bibliographic review and participatory observation of Geography classes involving imagetic devices as data production tools. The analytical perspective adopted was hermeneutic. The main concepts addressed in the report were image and Geography teaching. As key findings, the study highlighted the power of images, which contributed to increased student engagement and attentiveness during Geography classes. Such engagement may be associated with the ability of these devices to make lessons more dynamic and appealing, as they open space for students to share personal experiences in response to the images, allowing teaching-learning processes to move away from traditionalist approaches and closer to more open-ended proposals that connect with the students' life stories.
Keywords: Imagetic devices; High school students; Supervised Internship in Geography
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.