A Transposição de um Conteúdo Monográfico para a Sala de Aula: uma experiência na formação docente em Geografia

Autores

  • Aldeíze Bonifácio Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (mestranda)

Resumo

A articulação entre teoria e prática é fundamental para a formação docente. Dessa forma, o presente ensaio objetiva expor algumas reflexões resultantes de uma atividade para o ensino em Geografia que teve como proposta a religação e integração dos saberes na formação docente. O objetivo da atividade foi articular teoria e prática, possibilitando a discentes em segunda formação a oportunidade de se ‘‘despirem’’ do engessamento técnico característico da sua formação anterior ao se apropriarem de uma das dimensões da prática docente: a transposição didática. Os resultados obtidos demonstram a importância da realização de atividades experimentais/práticas antes do período de estágio obrigatório, assim como, potencialidades e fragilidades da formação docente, sobretudo, no que concerne às teorias educacionais.

Palavras-chave: Transposição didática. Prática docente. Ensino de Geografia.

Abstract

The articulation between theory and practice is fundamental for teacher education. Thus, this essay aims to expose some reflections resulting from an activity for teaching in Geography that had as its proposal the reconnection and integration of knowledge in teacher education. The objective of the activity was to articulate theory and practice, enabling students in second formation the opportunity to ''undress'' from the technical aspect characteristic of their previous formation by appropriating one of the dimensions of teaching practice: the didactic transposition. The results obtained demonstrate the importance of performing experimental/practical activities before the mandatory internship period, as well as the potentialities and weaknesses of teacher education, especially with regard to educational theories.

Key words: Didactic transposition. Teaching practice. Geography teaching.

Biografia do Autor

Aldeíze Bonifácio Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (mestranda)

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com ênfase em Geografia Humana nas áreas de Geografia Econômica e Urbana. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestranda em Geografia (2019) na área de concentração ''Dinâmica Socioambiental e Reestruturação do Território'', na linha de pesquisa ''Território, Estado e Planejamento'' do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2021-10-18