SISTEMAS MULTIMEIOS: CONECTIVIDADE PARA UMA EXPERIÊNCIA DE USO EM AUTOMÓVEIS
DOI:
https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i2.1593Resumo
Um novo paradigma manifesta-se em torno dos automóveis, uma mobilidade autônoma, conectada e eficiente. Nesse cenário, objetiva-se com o artigo evidenciar o sistema multimeios como diferencial na experiência do usuário junto à mobilidade digitalizada. Resultado de uma pesquisa de mestrado, a proposta metodológica apresenta natureza básica, caráter exploratório, abordagem qualitativa e realizada através de pesquisa bibliográficas e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas focaram em três grupos: profissionais da indústria automotiva, concessionários vendedores e usuários de veículos de passeio. Na análise do conteúdo foram evidenciados pontos presentes nas respostas dos três grupos de entrevistados, a citar: conectividade, sistema multimeios, parcerias com empresas de tecnologia, experiência do usuário automotivo e mobilidade digitalizada. Apesar da oposição de opiniões e pontos de vista entre os entrevistados, foi possível identificar quatro pilares: (a) a conectividade, por meio do sistema multimeios, está cada vez mais em destaque nos automóveis; (b) o sistema multimeios tem se tornado o elemento transacional do carro produto para o carro serviço; (c) é prerrogativa que a indústria automotiva se associe ou incorpore as expertises das empresas de tecnologias e, por fim, (d) a aplicação dos conceitos relacionados à experiência do usuário se mostra indissociável para reduzir as frustrações dos usuários quanto à utilização dos novos automóveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Talita Muniz Ribeiro, M.Sc., Iara Sousa Castro, D.Sc., Róber Dias Botelho, D.Sc.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.