SISTEMAS MULTIMEIOS: CONECTIVIDADE PARA UMA EXPERIÊNCIA DE USO EM AUTOMÓVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i2.1593

Resumo

Um novo paradigma manifesta-se em torno dos automóveis, uma mobilidade autônoma, conectada e eficiente. Nesse cenário, objetiva-se com o artigo evidenciar o sistema multimeios como diferencial na experiência do usuário junto à mobilidade digitalizada. Resultado de uma pesquisa de mestrado, a proposta metodológica apresenta natureza básica, caráter exploratório, abordagem qualitativa e realizada através de pesquisa bibliográficas e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas focaram em três grupos: profissionais da indústria automotiva, concessionários vendedores e usuários de veículos de passeio. Na análise do conteúdo foram evidenciados pontos presentes nas respostas dos três grupos de entrevistados, a citar: conectividade, sistema multimeios, parcerias com empresas de tecnologia, experiência do usuário automotivo e mobilidade digitalizada. Apesar da oposição de opiniões e pontos de vista entre os entrevistados, foi possível identificar quatro pilares: (a) a conectividade, por meio do sistema multimeios, está cada vez mais em destaque nos automóveis; (b) o sistema multimeios tem se tornado o elemento transacional do carro produto para o carro serviço; (c) é prerrogativa que a indústria automotiva se associe ou incorpore as expertises das empresas de tecnologias e, por fim, (d) a aplicação dos conceitos relacionados à experiência do usuário se mostra indissociável para reduzir as frustrações dos usuários quanto à utilização dos novos automóveis.

Biografia do Autor

Talita Muniz Ribeiro, M.Sc., Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Mestrado em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design - PPGD - Escola de Design - UEMG. Graduada em Design de Produto pela Escola de Design - UEMG. Experiência na Indústia Automotiva como analista de Ergonomia Veicular.

Iara Sousa Castro, D.Sc., Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Ergonomia pela Universidade Victor Segalen - Bordeaux II. Graduada em Arquitetura e Design de Ambientes. Coordenadora do Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia da Escola de Design/UEMG. Professora integrante do Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD.

Róber Dias Botelho, D.Sc., Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil

Pós-Doutorado em Design (Programa de Pós-Graduação em Design - PPGD - Escola de Design - UEMG; Doutorado em Estudos Germânicos (Ciências Políticas: políticas econômicas e sociais) pela Université de Cergy-Pontoise (França) e Graduado em Desenho Industrial - Projeto de Produto (UEMG). Professor Adjunto A da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.

Downloads

Publicado

2021-12-31