Avaliação sensorial ergonômica e a aceitabilidade do consumidor de um calçado de moda conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v11i1.1717

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica conduzida entre 2018 e 2019 no âmbito de uma graduação tecnológica em Design de Moda. Objetivou-se avaliar sensorialmente um sapato desenvolvido com base na teoria da moda conceitual unido aos princípios da ergonomia e do projeto universal de produtos. Para identificar a aceitação do sapato e avaliar seus aspectos ergonômicos, foi realizada uma análise sensorial com 62 potenciais consumidores, onde estes eram estimulados a provar o calçado, andar com ele e depois responder a um questionário onde fariam uma classificação do conforto, segurança, dos aspectos estéticos e da relação da forma do produto com a temática geradora escolhida pelos designers usando uma escala Likert de 5 pontos. Quanto aos resultados, identificou-se uma aprovação máxima pelo público para todas as dimensões questionadas, tanto ergonômicos, quanto estéticos-simbólicos, sugerindo a noção de que é possível trazer um produto que se enquadre dentro da noção conceitual com os ergonômicos.

Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Núcleo de Pesquisa em Têxtil e Vestuário, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, Brasil

Professor substituto na área de processos de gestão e controle de qualidade na indústria do vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. Doutorando (UNESP) e Mestre (UFCG) em Design, Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais (UBC) e graduado em Design de Moda (IFRN). Pesquisador colaborador no Núcleo de Pesquisa em Informação, Linguagens e Usabilidade, no grupo de pesquisa Morfologia dos Artefatos e Sistemas de Comunicação e do Grupo de Estudo da Cor vinculados a Universidade Federal de Campina Grande, e no Núcleo de Pesquisas em Têxtil e Vestuário, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. Pesquisador multidisciplinar com interesses acadêmicos e profissionais em diferentes áreas do Design, com ênfase em Moda e Comunicação.

Lívia Juliana Silva Solino de Souza, Núcleo de Pesquisa em Têxtil e Vestuário, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, Brasil

Professora e Coordenadora do CST em Design de Moda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. Formada em Design de Moda pela UFC e Mestre em Engenharia de Produção pela UFRN. Pesquisadora do N´úcleo de Pesquisas em Têxtil e Vestuário, atuando nas áreas de Slow Fashion, Inovação em Processos e Produtos de Moda, Psicologia das Cores e Ergonomia de Produto. Além de participar ativamente da extensão universitária, promovendo a economia circular.

Jeferson Rodrigo Silva Santos, Centro Universitário de Patos, Patos, Brasil

Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Patos. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Vanda da Conceição Silva, Núcleo de Pesquisa em Têxtil e Vestuário, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, Brasil

Técnica em Vestuário e Tecnóloga em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Rafaela Patrícia de Araújo, Núcleo de Pesquisa em Têxtil e Vestuário, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, Brasil

Técnica em Vestuário e Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

 

Downloads

Publicado

2023-06-30