O Estágio Supervisionado em Geografia no Contexto do Residência Pedagógica: uma análise da sua contribuição para a formação de professores
Resumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) consiste em uma estratégia para dinamizar as possibilidades formativas dos licenciandos, visto que proporciona ao aluno-residente um contato mais profundo com a realidade prática do ensino. A experiência oportunizada pelo PRP pode equiparar-se àquela vivenciada nos estágios e, portanto, servir de base para as atividades teóricas e práticas cobradas no estágio supervisionado, tanto o de observação como o de regência. O PRP, embora ainda atenda a um número reduzido de alunos dentro dos cursos de licenciatura, já se mostra uma proposta formativa eficiente e aglutinadora de conhecimentos e saberes pertinentes à formação docente. Com base nisso, neste trabalho tem-se como objetivo analisar as contribuições do estágio de observação, que foi desenvolvido no contexto do Residência Pedagógica, para a formação docente.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.