O Estágio Supervisionado em Geografia no Contexto do Residência Pedagógica: uma análise da sua contribuição para a formação de professores

Authors

Abstract

O Programa Residência Pedagógica (PRP) consiste em uma estratégia para dinamizar as possibilidades formativas dos licenciandos, visto que proporciona ao aluno-residente um contato mais profundo com a realidade prática do ensino. A experiência oportunizada pelo PRP pode equiparar-se àquela vivenciada nos estágios e, portanto, servir de base para as atividades teóricas e práticas cobradas no estágio supervisionado, tanto o de observação como o de regência. O PRP, embora ainda atenda a um número reduzido de alunos dentro dos cursos de licenciatura, já se mostra uma proposta formativa eficiente e aglutinadora de conhecimentos e saberes pertinentes à formação docente. Com base nisso, neste trabalho tem-se como objetivo analisar as contribuições do estágio de observação, que foi desenvolvido no contexto do Residência Pedagógica, para a formação docente.

Author Biographies

Bruno Gomes Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba

Arthur Marques Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba

Maria Marta dos santos buriti, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Professora Substituta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Published

2021-04-12