Para Onde vai o Ensino da Geografia no Horizonte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

Authors

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo Universidade de Brasília - UnB
  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Universidade de Brasília - UnB

Abstract

Este artigo tem como problema de pesquisa elaborar um entendimento acerca da importância das habilidades, conceitos, competências, tipos de conhecimento e avaliação, bem como a relevância do raciocínio geográfico como elementos-chave da nova proposta curricular nacional. Nesse sentido, teve como objetivo entender as implicações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o ensino de Geografia. Nessa perspectiva foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental a fim de aprofundar a compreensão dos conceitos e das orientações atinentes a essa temática. Para o avanço no debate a respeito do ensino e aprendizagem de Geografia, tendo como referência as bases da BNCC e a construção curricular desta ciência no ambiente escolar, foi preciso fazer um entrelaçamento, diálogo e contextualização das aprendizagens por habilidades e competências no âmbito dos conceitos categorias e princípios do pensamento geográfico. Com base no estudo, percebemos que o contexto de chegada da proposta da base nacional de um currículo escolar está atrelado às mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais de nossa sociedade. E, em razão disso, se torna necessário novas proposições e avanços na direção de uma nova escola, e de novos horizontes para educação e o processo de ensinar e a compreensão do que é aprender, tendo em vista a revisitação curricular proposta pela BNCC e os desafios e possibilidades abertos por esse processo, presente no âmbito da Geografia Escolar e com alcance em toda a educação básica.

Palavras-chave: BNCC; Ensino de Geografia; Currículo

 

Abstract

This article has as research problem to elaborate an understanding about the importance of the skills, concepts, competences, types of knowledge and evaluation, as well as the relevance of the geographical reasoning as key elements of the new national curriculum proposal. In this sense, it aimed to understand the implications of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for the teaching of geography. From this perspective, bibliographical and documentary research was developed in order to deepen the understanding of the concepts and orientations related to this theme. To advance the debate about the teaching and learning of geography, based on the basis of the BNCC and the curricular construction of this science in the school environment, it was necessary to make an intertwining, dialogue and contextualization of learning by skills and competences within the concepts, categories and principles of geographical thinking. Based on the study, we realize that the arrival context of the proposed national base of a school curriculum is linked to the political, economic, social and cultural changes of our society. And because of this, new propositions and advances towards a new school, and new horizons for education and the process of teaching and understanding what it is to learn are necessary. with a view to revisiting curriculum proposed by BNCC and the challenges and possibilities opened by this process, present within the School Geography and scope throughout basic education.

Keywords: BNCC; Geography teaching; Curriculum

Author Biography

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (2013) e doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Atualmente é professor de geografia - Secretaria de Educação Distrito Federal. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, espacialidade, história do pensamento geográfico, conceitos e espaço geográfico.

Published

2021-04-12