Sequência Didática em Espaço não Formal

Impactos Socioambientais na Bacia Hidrográfica do Igarapé Grande, Boa Vista-RR

Authors

Abstract

O presente artigo analisa os impactos socioambientais decorrentes de práticas antrópicas na Bacia Hidrográfica do Igarapé Grande, com ênfase na aplicação de sequência didática em seu uso pedagógico no ensino médio. Para o desenvolvimento do respectivo tema, importa compreender como o ensino da Geografia encontra-se estabelecido na Nova Base Nacional Comum Curricular e apresentar a sequência didática para o ensino médio do ensino da matéria, com base nos três momentos pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento) objetivando fomentar a discussão sobre a Educação Ambiental, a identificação dos problemas que causam danos ao Igarapé Grande e suas consequências. A metodologia para o desenvolvimento será a pesquisa bibliográfica e a mencionada a sequência didática dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti, Pernambuco (2011) e Freire (1978). Os resultados almejados através da metodologia utilizada são a melhoria no desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos através do planejamento de uma sequência didática em um espaço não formal por meio de metodologias participativas, bem como a observação em visita ao entorno do Igarapé Grande, das consequências do uso e tempo nas mudanças decorrentes dos impactos ambientais naquela localidade, com a socialização do aprendizado dos alunos em sala de aula.

Palavras-chave: Igarapé Grande, Sequência didática, Impactos Socioambientais

Abstract

The main approach of this article is to analyze the socio-environmental impacts resulting from anthropogenic practices in the Igarapé Grande Watershed, with a focus on the application of a didactic sequence in its pedagogical use regarding high school education. To develop the respective theme, it is important to understand how the teaching of Geography is established in the New National Common Curricular Base and to present the didactic sequence for high school teaching of the subject, based on the three pedagogical moments: initial problematization, organization of knowledge, and application of knowledge, aiming to promote the discussion on Environmental Education, identification of problems that cause damage to the Igarapé Grande and its consequences. The methodology for the development will be bibliographic research and the aforementioned didactic sequence of the three pedagogical moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco  (2011) and Freire (1978). The results aimed at through the methodology used in this context are improvement in the development of student’s teaching-learning through the planning of a didactic sequence in a non-formal space, using participatory methodologies, as well as observation during visits to the Igarapé Grande surroundings, of the consequences of use and time in the changes resulting from environmental impacts in locality, with the socialization of student’s learning in the classroom.

Key words: Igarapé Grande, Didactic Sequence, Socio-Environmental Impacts

Author Biography

Márcia Teixeira Falcão, Universidade Estadual de Roraima

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Roraima, Mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Roraima e Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade - Museu Paraense Emílio Goeldi / Universidade Federal do Pará. Atuou como editora-chefe da Revista Ambiente, Gestão e Desenvolvimento. Atualmente é vice coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UERR, faz parte do conselho editorial da UERR Edições e editora chefe da Revista Casa de Makunaima, é docente do curso de Geografia e dos mestrados em Geografia (UFRR) ProfÁgua e Agroecologia (UERR). É relatora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP, é faz parte da Rede Brasileira Mulheres Cientistas.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em: geomorfologia, biodiversidade e conservação

Published

2025-05-29