“Os Mistérios do Sana”

o uso de jogo de tabuleiro RPG na ressignificação das relações entre os rios e sociedade na bacia do rio Macaé (RJ)

Authors

  • Gustavo Kiss Pinheiro Cabral Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Leonardo Oliveira da Silva Colégio Pedro II; Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Giovanna da Silva Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jenner Ornelas Teixeira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Natália Martins Peixoto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mônica dos Santos Marçal Departamento de Geografia - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

Os Rios são elementos da paisagem carregados de valor ambiental e cultural, porém foram reduzidos a meros provedores de água devido às demandas econômicas e sociais. Para dar visibilidade aos rios e proporcionar consciência sobre os problemas socioambientais, faz-se necessário iniciativas que propõem uma nova percepção quanto aos ambientes fluviais. O grupo de extensão “Conexões Rios: diálogos e vivências entre Rios e sociedade”, do Departamento de Geografia da UFRJ, procura estabelecer uma reconexão dos Rios com a sociedade, sobretudo pelos pilares da Geografia, uma vez que assegura formas de analisar o espaço em articulação com outros conhecimentos, adotando metodologias ativas de ensino que estimulem os indivíduos a pensarem os Rios além de seu recurso água. Esse trabalho busca apresentar a utilização de um jogo de RPG como prática pedagógica para educação ambiental no Colégio Municipal do Sana, ambientado na bacia do Rio Macaé com recorte para sub-bacia do Rio Sana, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. O jogo de tabuleiro, “Os mistérios do Sana”, foi construído a partir de atributos da geomorfologia fluvial da bacia, além dos aspectos históricos e culturais, considerando a interação entre os que vivenciam o Rio Sana e sua dinâmica. A sub-bacia compôs o mapa do jogo, permitindo explorar elementos geográficos reais. O tema central do jogo relaciona-se com os problemas socioambientais e conhecimentos locais em relação aos Rios. O jogo demonstrou seu potencial enquanto metodologia de engajamento dos estudantes, proporcionando debate e reflexão acerca das percepções sobre Rios de maneira lúdica e criativa.

Palavras-Chaves: Jogos Didáticos, Raciocínio Geográfico, Bacias Hidrográficas, Educação Ambiental, Metodologias Ativas de Ensino

Abstract

Rivers are landscape elements imbued with significant environmental and cultural value; however, they have often been reduced to mere water providers due to economic and social pressures. Initiatives aimed at fostering a new perception of river environments are essential to raise awareness about socio-environmental issues and grant Rivers the visibility they deserve. The extension group 'Conexões Rios: diálogos e vivências entre Rios e sociedade,' affiliated with the Department of Geography at UFRJ, endeavors to reestablish the connection between Rivers and society. Through the fundamental principles of Geography, the group facilitates the analysis of space in conjunction with other disciplines, employing active teaching methodologies that encourage individuals to contemplate Rivers beyond their role as water resources. This work seeks to present the use of an RPG game as a pedagogical practice for environmental education at Colégio Municipal do Sana, set in the Macaé River catchment with a focus on the Sana River sub-catchment, in the North of the State of Rio de Janeiro. The board game, “The mysteries of the Sana”, is built based on attributes of the cachments's fluvial geomorphology, in addition to historical and cultural aspects. The limits of Sana’s River sub-catchment made up the game map, allowing real geographic elements to be explored. The central theme is related to socio-environmental problems and local knowledge in relation to Rivers. The game demonstrated its potential as a student engagement methodology, providing debate and reflection on perceptions about Rivers in a playful and creative way.

Keywords: Didactic Games, Geographical Thinking, River Catchment, Environmental Education, Active Teaching Methodologies

Published

2025-05-29