Excursão, Aula de Campo, Estudo do Meio ou Trabalho de Campo? O que estou Fazendo quando Saio da Sala de Aula com meus Alunos?

Auteurs

  • Joel Maciel Pereira Cordeiro Universidade Federal da Paraíba

Résumé

As atividades de campo se configuram em uma série de metodologias que possibilitam o desenvolvimento de atividades curriculares ou recreativas fora da sala de aula. Estas atividades aparecem entre as mais significativas para tornar o ensino-aprendizagem proveitoso, dinâmico e significativo. Apesar de girarem em torno da mesma concepção de atividade fora da sala de aula, as atividades de campo podem se configurar em abordagens metodológicas distintas, dependendo dos objetivos a serem alcançados e dos procedimentos adotados. Desta forma, o presente trabalho objetiva realizar uma discussão acerca dos procedimentos metodológicos envolvidos nos diferentes tipos de atividades de campo. Foram reunidos cinco grupos de atividades de campo conforme suas semelhanças metodológicas: I - Viagens e excursões, II - Turismo pedagógico e turismo geoeducativo, III - Aula de campo, saída de campo e aula-passeio, IV - Estudo do meio, V - Trabalho de campo e pesquisa de campo. Para cada um destes grupos são apresentadas revisões teóricas e conceituais, além de exemplos de pesquisas e relatos de experiências com uso destas atividades. De forma geral, todas as atividades de campo, desde a mais simples a mais elaborada, constituem em metodologias de ensino importantes para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, o professor deve atentar para a realidade de sua escola e do alunado envolvido, para que previamente reflita como estas atividades devem ocorrer de forma mais proveitosa e que os objetivos sejam efetivamente alcançados.

Palavras-chave: Aprendizagem, Aula prática, Escola, Metodologia de ensino 

Abstract

Field activities encompass a variety of methodologies that facilitate the development of curriculum-based or recreational activities outside the classroom. These activities are among the most significant in enhancing the effectiveness, dynamism, and significance of teaching and learning. While all revolving around the overarching concept of activities outside the classroom, field activities can take on distinct methodological approaches depending on the objectives and procedures involved. Thus, this study aims to engage in a discussion regarding the methodological procedures associated with different types of field activities. Five groups of field activities were classified based on their methodological similarities: I - Trips and excursions, II - Pedagogical tourism and geoeducational tourism, III - Field classes, field trips, and trip-classes, IV - Environmental studies, V - Fieldwork and field research. For each of these groups, theoretical and conceptual reviews are provided, along with examples of research and accounts of experiences utilizing these activities. Overall, all field activities, ranging from the simplest to the most elaborate, constitute important teaching methodologies for fostering the teaching and learning process. However, teachers must be mindful of the realities of their schools and students involved, so as to carefully consider how these activities can be conducted most effectively and how objectives can be efficiently achieved.

Key words: Learning, Practical class, School, Teaching methodology

Téléchargements

Publiée

2025-05-29