• Desafios e Possibilidades da Educação Geográfica no Brasil
    v. 8 n. 14 (2023)

    Neste número da revista EGF estão reunidos artigos sobre questões importantes da educação geográfica: formaçao de professores, currículo, metodologias de ensino, cartografia, dentre outros.

    Seus autores são professores-pesquisadores que vêm se debruçando sobre questões, desafios e possibilidades para a educação geográfica no Brasil atual.

  • Trajetórias Formativas e Práticas na Educação Geográfica - Dossiê Temático
    v. 7 n. 13 (2023)

    A Revista Educação Geográfica em Foco tem o prazer de lançar seu primeiro dossiê temático, uma proposta organizada pelos professores do Instituto Federal Fluminense, IFF Campos dos Goytacazes, Linovaldo Lemos, Raquel Zacchi e Philipe Braga.

    Este dossiê temático se apresenta como um espaço de diálogo entre a comunidade científica e a comunidade escolar na reflexão crítica sobre as trajetórias e processos de produção do conhecimento geográfico sob diferentes aspectos e perspectivas teórico-metodológicas.

     

  • A Geografia das Escolas analisada por Professores-Pesquisadores
    v. 6 n. 12 (2022)

    Neste número da EGF, vocês encontrarão artigos variados sobre a Geografia ensinada-aprendida nas escolas. Música, jogos, parques, futebol, fuso horário, pedagogia visual e ensino remoto são analisados a partir da perspectiva de professores-pesquisadores da Geografia.

  • Ensaios sobre a geografia na sala de aula
    v. 6 n. 11 (2022)

    Nesse número da revista EGF vocês encontrarão uma diversidade de trabalhos sobre questões que, se não estão presentes no cotidiano mais imediato da escola, têm profunda relação, direta ou indireta, com as expectativas quanto a uma Educação Geográfica para o século XXI.

  • Contribuições para a Educação Geográfica no Brasil
    v. 5 n. 10 (2021)

    Esta edição da Revista EGF reune artigos de grande importância para os debates sobre os desafios colocados à Educação Geográfica e à Formação de Professores, em tempos de pandemia e nutros importantes momentos.

  • Políticas Curriculares, Estágio Supervisionado e outras Reflexões sobre a Educação Geográfica
    v. 5 n. 9 (2021)

    Prezados leitores

    Neste novo número, estão reunidos artigos que tratam de temáticas variadas de interesse das pesquisas no campo da Educação Geográfica: políticas curriculares, estágio supervisionado, metodologias e recursos didáticos no Ensino da Geografia, dentre outros. 

    As análises propostas por seus autores apontam para a diversidade e importância das questões que se relacionam à Educação Geográfica e para a necessidade de aprofundarmos as discussões neste campo.

  • Experiências na Educação Geográfica
    v. 4 n. 8 (2020)

    No número 8 da Revista Educação Geográfica em Foco reunimos artigos que tratam de questões diversas de interesse da Educação Geográfica no Brasil: educação inclusiva e cartografias; quadrinhos; estratégias de aprendizagem.

    Ele é dedicado a todos os professores que têm se mantido firmes neste e noutros tempos de lutas e resistências, inspirando seus alunos a abraçar com garra e competência a profissão docente.

  • Especial - 2º Encontro da Licenciatura em Geografia - pesquisas premiadas
    v. 4 n. 7 (2020)

    Nesta edição da Revista EGF damos continuidade às pesquisas apresentadas no 2º Encontro da Licenciatura em Geografia, realizado em abril de 2019, na PUC-Rio.

    Os artigos aqui reunidos foram selecionados pelos avaliadores do 2ºELG por sua importância e qualidade frente ao conjunto de pesquisas apresentadas por graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores do campo da Educação Geográfica.

  • Especial - 2º Encontro da Licenciatura em Geografia
    v. 3 n. 6 (2019)

    Ô sorte!

    O número 6 da Revista Educação Geográfica em Foco não poderia ter ficado pronto em um dia mais significativo para nossos propósitos:  15 de outubro, Dia do Professor!

    Nesta edição, duplamente especial, estão reunidas as palestras apresentadas no 2º Encontro da Licenciatura em Geografia, realizado em abril de 2019, na PUC-Rio, cujo tema foi “As Perspectivas e Desafios para a Geografia Contemporânea: educação geográfica e ensino inclusivo no Brasil”.

    Boa leitura!

  • Desafios e Complexidades da Educação Geográfica
    v. 3 n. 5 (2019)

    Neste número os leitores encontrarão artigos que buscam refletir sobre os desafios da Educação Geográfica.

    As abordagens são variadas, incluindo-se aquelas que buscam avançar no debate, ensaiando trocas de olhares com as teorias sobre o poder do conhecimento e sobre a complexidade.

  • A Geografia e os Desafios da Educação Inclusiva
    v. 2 n. 4 (2018)

    O número 4 da Revista EGF reune artigos de profissionais que atuam e refletem sobre os desafios da educação inclusiva para o profissional da Geografia.

    Completa o número atual da revista um artigo, varia, sobre o papel dos limites no espaço urbano.

  • A Formação de Professores em Questão
    v. 2 n. 3 (2018)

    O número 3 da Revista EGF reune artigos de profissionais que atuam e refletem sobre a formação de professores de Geografia no Brasil.

  • As Perspectivas da Geografia Física no Ensino Básico
    v. 1 n. 2 (2017)

    O número 2 da Revista Educação Geográfica em Foco reune artigos que colocam em destaque as perspectivas da Geografia Física em sua relação com o ensino escolar.

  • EGF nº1 Caminhos da Licenciatura e do Ensino da Geografia no Brasil Caminhos da Licenciatura e do Ensino de Geografia no Brasil
    v. 1 n. 1 (2017)

    Nota de Lançamento

    É com enorme prazer que publicamos o número 1 da Revista Educação Geográfica em Foco, uma revista do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio. A licenciatura em Geografia tem ocupado lugar de destaque nas atividades desenvolvidas no Departamento, contando com o fundamental apoio institucional da PUC-Rio e dos órgãos de fomento. A Revista EGF representa um importante passo face ao esforço coletivo de professores do Departamento interessados e dedicados aos temas da licenciatura, da formação de professores, do ensino da Geografia e correlatos.

    No ano de 2016, realizamos o I Encontro da Licenciatura em Geografia cujo objetivo principal foi o de promover o debate sobre o ensino da geografia escolar e contribuir para a formação docente no Rio de Janeiro. Deste evento participaram profissionais altamente qualificados e com larga experiência na formação de professores e no ensino básico. As reflexões de alguns destes profissionais - Augusto Cesar Silva (PUC-Rio), Linovaldo Lemos (IFF), Denizart Fortuna (UFF), João Luiz de Figueiredo (ESPM) - apresentadas durante o IELG foram organizadas na forma de artigos acadêmicos e apresentadas aqui. Somam-se a elas a especial contribuição da profª. Thereza Penna Firme (Fundação Cesgranrio), especialista em avaliação.

1 a 14 de 14 itens