Educação Ambiental no Semiárido

estudo de caso na Floresta Nacional de Açu, RN

Autores/as

  • Francisco Mateus Nogueira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Ramiro Gustavo Valera Camacho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Josiel de Alencar Guedes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Resumen

O semiárido brasileiro muitas vezes é apresentado como sinônimo de pobreza, miséria e atraso. A Educação Ambiental (EA) tem por finalidade proporcionar conhecimento crítico e reflexivo em relação às questões ambientais. Nesse sentido, busca-se, por meio desse estudo, mostrar a importância das práticas educativas para a (re)construção do conhecimento sobre o semiárido brasileiro – SAB, desmistificando os estereótipos sobrepostos à região. Portanto, a pesquisa tem por questão central: Como a Educação Ambiental pode contribuir na construção do conhecimento sobre o semiárido e desconstruir entendimentos equivocados em relação à região Nordeste? Os objetivos propostos para resolver essa questão consistem em: compreender como a EA é constituída; como as práticas educativas podem contribuir para a construção do conhecimento sobre a região Nordeste e o semiárido brasileiro; apresentar características específicas da região semiárida e sua importância e desconstruir visões equivocadas a partir de uma oficina pedagógica e atividades de campo na Floresta Nacional de Açu, localizada no município de Assú. A hipótese está relacionada com a falta de conhecimento e/ou conhecimentos equivocados em relação à região, juntamente com a representação inadequada nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A metodologia do estudo é de cunho qualitativo, estudo de caso e pesquisa participante. A partir do desenvolvimento da pesquisa, observou-se por meio das atividades e dos materiais produzidos, que os estudantes construíram um novo olhar em relação ao SAB e às questões ambientais. Buscamos, por meio desta pesquisa, realizar ações semelhantes com mais turmas escolares, desmistificando os conhecimentos equivocados associados à região.

Palavras-chave: Semiárido brasileiro, Educação Ambiental, Ensino contextualizado, Conhecimento crítico

Abstract

The Brazilian semi-arid region is often presented as synonymous with poverty, misery, and backwardness. Environmental Education (EE) aims to provide critical and reflective knowledge regarding environmental issues. In this sense, this study seeks to highlight the importance of educational practices for the (re)construction of knowledge about the Brazilian semi-arid region – SAB, demystifying the stereotypes imposed on the region. Therefore, the central question of this research is: How can Environmental Education contribute to the construction of knowledge about the semi-arid and deconstruct mistaken understandings regarding the Northeast region? The proposed objectives to address this question are: to understand how EE is structured; how educational practices can contribute to the construction of knowledge about the Northeast region and the Brazilian semi-arid; to present specific characteristics of the semi-arid region and its importance; and to deconstruct misconceptions through a pedagogical workshop and field activities in the Açu National Forest, located in the municipality of Assú. The hypothesis is related to the lack of knowledge and/or mistaken understandings about the region, along with the inadequate representation in Digital Information and Communication Technologies (DICTs). The study’s methodology is qualitative, using case study and participatory research approaches. From the development of the research, it was observed through the activities and materials produced that the students developed a new perspective on the SAB and environmental issues. Through this research, we aim to carry out similar actions with more school groups, thus demystifying the mistaken knowledge associated with the region.

Key words: Brazilian semiarid, Environmental education, Contextualized teaching, Critical knowledge

Biografía del autor/a

Francisco Mateus Nogueira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UERN. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES. Vinculado ao Laboratório de Ecologia e Sistema Vegetal LESV. Desenvolve pesquisas na área de Educação Ambiental e Ensino de Geografia. Graduado em licenciatura plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Campus Avançado De Assú (UERN/CAA-2022). No Período de (2019 a 2020) Participou como bolsista do Projeto de Extensão intitulado "FLORA UERN". O Projeto direcionado a restauração de áreas degradadas, práticas de educação ambiental e ensino contextualizado. No Período de (2020 a 2021) Participou como voluntário da II etapa do projeto de extensão "FLORA UERN". Ainda no ano de (2020) Participou como voluntário em outros projetos a exemplo do "FLONA NA ESCOLA" e o Grupo De Pesquisa "CLIMAGEO" ambos, Projetos fundamentados pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Campus Avançado de Assú (UERN/CAA) em Parceria com o Departamento de Geografia (DGE/CAA). No Período De (2021 A 2022) Participou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Ramiro Gustavo Valera Camacho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró-ESAM, atual Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1988), mestrado em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1991) e doutorado em Ciências (Área de concentração Botânica) pelo Instituto de Biociências -IB, da Universidade de São Paulo - USP (2001). Com pós-doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT junto ao Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte- GPEA/UFMT. Atualmente é Professor adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas - DECB e participa do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais - PPGCN; Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGGeo; e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Levantamento Florístico e Vegetacional, Padrões de Distribuição da Caatinga, extremamente preocupado com a preservação da biodiversidade nas unidades de conservação do Rio Grande do Norte, atuando principalmente nos seguintes temas: caatinga, desenvolvimento sustentável do semiárido, conservação e preservação da caatinga e educação ambiental. Desde 2013-2017 foi fundador e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodí-Mossoró.

Josiel de Alencar Guedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestre em Geociências e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente sou professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Assú (RN) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) no Campus Central. Minhas pesquisas e ensino estão relacionadas a área da Geografia, com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Hidrogeografia e Geocartografia.

Publicado

2025-05-29