Educação Ambiental no Semiárido
estudo de caso na Floresta Nacional de Açu, RN
Resumo
O semiárido brasileiro muitas vezes é apresentado como sinônimo de pobreza, miséria e atraso. A Educação Ambiental (EA) tem por finalidade proporcionar conhecimento crítico e reflexivo em relação às questões ambientais. Nesse sentido, busca-se, por meio desse estudo, mostrar a importância das práticas educativas para a (re)construção do conhecimento sobre o semiárido brasileiro – SAB, desmistificando os estereótipos sobrepostos à região. Portanto, a pesquisa tem por questão central: Como a Educação Ambiental pode contribuir na construção do conhecimento sobre o semiárido e desconstruir entendimentos equivocados em relação à região Nordeste? Os objetivos propostos para resolver essa questão consistem em: compreender como a EA é constituída; como as práticas educativas podem contribuir para a construção do conhecimento sobre a região Nordeste e o semiárido brasileiro; apresentar características específicas da região semiárida e sua importância e desconstruir visões equivocadas a partir de uma oficina pedagógica e atividades de campo na Floresta Nacional de Açu, localizada no município de Assú. A hipótese está relacionada com a falta de conhecimento e/ou conhecimentos equivocados em relação à região, juntamente com a representação inadequada nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A metodologia do estudo é de cunho qualitativo, estudo de caso e pesquisa participante. A partir do desenvolvimento da pesquisa, observou-se por meio das atividades e dos materiais produzidos, que os estudantes construíram um novo olhar em relação ao SAB e às questões ambientais. Buscamos, por meio desta pesquisa, realizar ações semelhantes com mais turmas escolares, desmistificando os conhecimentos equivocados associados à região.
Palavras-chave: Semiárido brasileiro, Educação Ambiental, Ensino contextualizado, Conhecimento crítico
Abstract
The Brazilian semi-arid region is often presented as synonymous with poverty, misery, and backwardness. Environmental Education (EE) aims to provide critical and reflective knowledge regarding environmental issues. In this sense, this study seeks to highlight the importance of educational practices for the (re)construction of knowledge about the Brazilian semi-arid region – SAB, demystifying the stereotypes imposed on the region. Therefore, the central question of this research is: How can Environmental Education contribute to the construction of knowledge about the semi-arid and deconstruct mistaken understandings regarding the Northeast region? The proposed objectives to address this question are: to understand how EE is structured; how educational practices can contribute to the construction of knowledge about the Northeast region and the Brazilian semi-arid; to present specific characteristics of the semi-arid region and its importance; and to deconstruct misconceptions through a pedagogical workshop and field activities in the Açu National Forest, located in the municipality of Assú. The hypothesis is related to the lack of knowledge and/or mistaken understandings about the region, along with the inadequate representation in Digital Information and Communication Technologies (DICTs). The study’s methodology is qualitative, using case study and participatory research approaches. From the development of the research, it was observed through the activities and materials produced that the students developed a new perspective on the SAB and environmental issues. Through this research, we aim to carry out similar actions with more school groups, thus demystifying the mistaken knowledge associated with the region.
Key words: Brazilian semiarid, Environmental education, Contextualized teaching, Critical knowledge
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